O ator Paulo Hesse, visto recentemente nas tardes da Globo através da reapresentação de O Cravo e Rosa (2000), morreu nesta terça-feira (14), aos 81 anos.
Na trama de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, Paulo respondeu pelo delegado Sansão, encarregado da investigação sobre o roubo das apólices de Catarina Batista (Adriana Esteves).
O site não obteve maiores informações sobre a partida de Hesse. Sabe-se apenas que ele estava hospitalizado desde o mês passado.
Amigos lamentaram o falecimento do veterano através de seus perfis no Facebook e no Instagram. A atriz Daliléa Ayala foi uma das que se manifestou:
“Faleceu hoje meu amigo querido e muito amado Paulo Hesse. Amigo dos palcos, da vizinhança… Da vida! Grandioso ator! Amigo, você não perdeu a vida. Foi a vida que te perdeu! Você era forte e claro como o sol. Continue a sorrir, esse teu sorriso contagiante, encontre-se com Deus e descanse em seus braços”.
Bárbara Bruno e Cléo Ventura também reverenciaram o colega.
Trajetória
Paulo Hesse estreou nos palcos na década de 1960. Na TV e no cinema, o ator despontou em 1973, com a novela Venha Ver o Sol na Estrada, da Record, e o filme A Super Fêmea.
No ano seguinte, Paulo marcou presença em O Machão, da Tupi. A trama com argumento de Ivani Ribeiro e roteiro de Sérgio Jockyman serviu de base para O Cravo e a Rosa, um dos últimos trabalhos de destaque de Hesse na televisão.
A Globo também contou com o artista nas minisséries Anarquistas, Graças a Deus e Rabo de Saia, ambas de 1984, e na segunda versão de Selva de Pedra (1986).
No SBT, além dos folhetins Meus Filhos, Minha Vida (1984) e Éramos Seis (1994), Paulo Hesse atuou no humorístico Veja o Gordo (1988), liderado por Jô Soares. Na Band, destaque para Dulcinéa Vai à Guerra (1980), estrelada por Dercy Gonçalves.
Em 2002, o ator se despediu das telonas com Bellini e a Esfinge. Nas telinhas, a última aparição foi em Água na Boca (2008, Band). Paulo vivia em São Paulo, capital, e mantinha-se afastado das redes sociais.
A vida e a obra de Hesse foram revisitadas na biografia A vida fez de mim um livro e eu não sei ler, escrita por Eliana Pace e publicada pela Imprensa Oficial, em 2010, através da Coleção Aplauso. O livro está disponível para leitura online aqui.
GIPHY App Key not set. Please check settings