Há novelas que abordam o Natal e outras que ignoram a data, mas entregam capítulos “poderosos” nos dias 24 e 25 de dezembro – para manter a audiência em alta. O site Duh Secco lista abaixo 10 produções da Globo, disponíveis no Globoplay, para os noveleiros revisitarem nesta época especial!
Natal em frente à TV
Vale Tudo ignorou a festa, mas o capítulo levado ao ar em 24 de dezembro de 1988, o de número 193, entrou para a história! Odete Roitman (Beatriz Segall) foi assassinada com três tiros à queima-roupa, deflagrando a investigação que dominou os últimos capítulos da narrativa de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
Os episódios de Barriga de Aluguel exibidos na véspera e no Natal de 1990 se desenrolaram na maternidade! Clara (Cláudia Abreu) deu à luz ao filho gerado a partir do material genético de Ana (Cássia Kis). O instinto maternal fez Clara se apegar à criança que deveria entregar para a ex-jogadora de vôlei, levando o caso à Justiça – literalmente, já que Gloria Perez acionou nomes do meio jurídico para resolver o conflito ficcional.
Já em Felicidade, a desavença de Helena (Maitê Proença) e Débora (Vivianne Pasmanter), apaixonadíssimas por Álvaro (Tony Ramos), chegou ao ápice com a surra que a primeira aplicou na segunda, dentro do depósito de uma loja de artigos infantis. A sequência transmitida em 25 de dezembro de 1991 marcou o folhetim de Manoel Carlos.
Papais-Noéis em ação
Luca (Mário Gomes), de Vereda Tropical (1984), adotou a fantasia de Papai Noel para alegrar a própria família e também o enteado Zeca (Jonas Torres). O pequeno estava entristecido, sob a vigilância do avô Oliva (Walmor Chagas) e longe da mãe Silvana (Lucélia Santos). Luca aproveitou do visual para promover o encontro clandestino de Zeca e Silvana. Na versão internacional da comédia de Carlos Lombardi e Silvio de Abreu, as sequências estão disponíveis nos capítulos 88 e 89.
O Natal de Sonho Meu (1993) foi do capítulo 76 ao 78. Cláudia (Patrícia França) burlou a vigilância de Elisa (Nívea Maria) e Fiapo (Carlos Alberto) e levou as crianças do orfanato, incluindo sua filha Laleska (Carolina Pavanelli), para assistir à apresentação de um coral nas ruas de Curitiba. Tio Zé (Elias Gleizer) também surpreendeu os pequenos da novela de Marcílio Moraes ao aparecer vestido de bom velhinho.
Quem também assumiu o papel de Papai Noel foi Ari (Murilo Benício), no remake de Tititi (2010), de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Ou melhor: Victor Valentim! O costureiro espanhol fez uma aparição especial no desfile promovido por ele em uma feira livre próxima ao estádio do Pacaembu. Valentim surgiu içado por um helicóptero, deixando os convidados boquiabertos com a ousadia – e irritando André / Jacques Leclair (Alexandre Borges), que tentou sabotar o evento.
Surpresas na ceia
História de Amor (1995), também de Maneco, reservou vários acontecimentos para 25 de dezembro. Assunção (Nuno Leal Maia), preso a uma cadeira de rodas, topou sair de casa para participar da ceia de Helena (Regina Duarte) – também surpreendida com os beijos roubados por Carlos (José Mayer). Por fim, o temor quanto à gravidez de Joyce (Carla Marins), que entrou em trabalho de parto ao levar um tombo.
Em Chocolate com Pimenta (2003), a aflição de Ana Francisca (Mariana Ximenes) se transformou em esperança após um recado do fantasma de Ludovico (Ary Fontoura). Ele pediu que a viúva, estrela do enredo de Walcyr Carrasco, se atentasse para um “sinal dos céus”. Logo depois, durante a Missa do Galo, Miguel (Caco Ciocler) caiu no sítio da família de Aninha, desacordado, dentro de um balão.
Outra aparição, a de Ricardo (Carlos Zara), comoveu Aldonza (Lolita Rodrigues). A espanhola de Sassaricando (1987), escrita por Silvio de Abreu, ficou felicíssima ao avistar o marido sumido testemunhando a ceia dela e dos filhos. Estes, já certos da falta de caráter de Ricardo, não reagiram tão bem quanto a mãe… No mesmo capítulo, Rebeca (Tônia Carrero) descobriu a verdadeira identidade de Aparício (Paulo Autran).
Terror natalino
Os capítulos 140 e 141 de Vamp (1991), clássico de Antonio Calmon, contaram com a festa que Simão (Evandro Mesquita) promoveu para os menores em situação de rua. Já Tico (José Paulo Jr), caçula do Capitão Jonas (Reginaldo Faria), superou o trauma desencadeado após a morte da mãe e voltou a falar.
Os vampiros liderados por Vlad (Ney Latorraca) aguardavam ansiosos a queda do meteoro 666, que ameaçava dizimar a população de Armação dos Anjos. A ameaça fazia a alegria de Matoso (Otávio Augusto), Mary (Patrícya Travassos), Matosão (Flávio Silvino) e companhia…
GIPHY App Key not set. Please check settings