Em Garota do Momento, novela que a Globo exibe às seis, Celeste (Debora Ozório) e Edu (Caio Manhente) trocam correspondências através de uma caixa postal. Os dois usam os pseudônimos Olívia e Genoca, inspirados pelo livro Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo.
Publicado em 1938, Olhai os Lírios do Campo chegou à TV em 1980, através da adaptação de Geraldo Vietri, no mesmo canal e horário ocupados pela trama de Alessandra Poggi. Os protagonistas Olívia e Eugênio, o Genoca, foram defendidos por Nívea Maria e Cláudio Marzo.
A narrativa, contudo, nada tem a ver com Celeste e Edu, românticos incorrigíveis que, até o momento, trocaram apenas belas palavras. Médicos recém-formados, Olívia e Eugênio se distanciavam por conta da aversão dele à pobreza – que abandona a amada após articular um casamento por interesse com Eunice (Thaís de Andrade), filha do industrial Vicente Cintra (Sérgio Britto).
Geraldo Vietri conseguiu armar boas situações a partir dos perfis desenvolvidos por Érico Veríssimo. O diretor Herval Rossano implantou a produção, ambientada na Porto Alegre dos anos 1930, com esmero.
Porém, Vietri e Rossano se desentenderam. O primeiro, habituado a dirigir as novelas que escrevia na Tupi, reagiu incomodado às interferências do segundo. O autor acabou substituído por Wilson Rocha.
“Foi uma novela digna, bem realizada, séria, porém jamais conseguiu reproduzir o clima da obra na qual se baseou. […] Dá muita pena a perda da oportunidade de ter levado Érico Veríssimo em grande estilo para a televisão. Ficará como uma dívida da vitoriosa emissora com o seu público”, lamentou o crítico de televisão Artur da Távola após o término do folhetim.
Olhai os Lírios do Campo está restrita ao acervo da Globo desde então. A expectativa é que a obra seja disponibilizada pelo Globoplay nos próximos anos, através do Projeto Resgate.
Desencontro em Garota do Momento
Nos capítulos recentes de Garota do Momento, Raimundo (Danton Mello) reagiu mal ao descobrir que a filha está apaixonada por alguém que só conhece através de cartas. Diante da proibição do pai, Celeste recorreu ao irmão Ronaldo (João Vitor Silva), que prometeu ajudá-la a encontrar “Genoca”.
Ronaldo, no entanto, está usando a história para empurrar “Olívia” para os braços de Mauro (João Vithor Oliveira), desenhista da agência de publicidade Hi-fi, de propriedade de Raimundo.
Enquanto isso, Edu segue alvo do machismo do pai, Nelson (Felipe Abib). Além de espezinhar o filho por conta de sua dedicação à astronomia, o representante comercial da Perfumaria Carioca maltrata a esposa, Anita (Maria Flor), candidata à estrela do programa Alfredo Honório Show e da TV Ondas do Mar.
GIPHY App Key not set. Please check settings