Novela repleta de polêmicas, Os Gigantes (1979) estreia no Globoplay em março. A obra de Lauro César Muniz, estrelada por Dina Sfat, Francisco Cuoco e Tarcísio Meira, será disponibilizada através do Projeto Fragmentos no próximo dia 18.
O Fragmentos oferece títulos da Globo que possuem poucos capítulos preservados, entre 2 e 20. A emissora perdeu várias produções, tanto no incêndio de 1976 quanto por deterioração de mídias ou opção própria – fitas de folhetins problemáticos foram reaproveitadas, reduzindo custos.
Na “cota mínima” está Os Gigantes, que padeceu com a repercussão negativa e as queixas da censura do regime militar, de patrocinadores e até da protagonista. A obra possui apenas dois episódios.
A trama de Os Gigantes
O enredo de Lauro César Muniz acompanha Paloma Gurgel (Dina Sfat), jornalista que volta ao Brasil diante do agravo na saúde de seu irmão gêmeo, Fred. Este entra em coma após uma cirurgia no cérebro. Paloma decide pôr fim à angústia dela e da família, desligando um dos aparelhos que mantém Fred vivo.
A situação revolta Veridiana (Susana Vieira), que sofre um aborto ao saber da morte do marido. Ela decide brigar com a cunhada na justiça, acusando-a de cometer eutanásia. O caso domina as conversas da pacata Pilar, cidade interiorana do Rio de Janeiro, e desperta a curiosidade do repórter Polaco (Lauro Corona), interessado nas implicações científicas, éticas e religiosas.
Enquanto isso, Paloma se divide entre os amigos de infância, ainda apaixonados por ela, Chico Rubião (Francisco Cuoco), fazendeiro e médico, e Fernando Lucas (Tarcísio Meira), dono de uma companhia de laticínios que sofre com a implantação de uma multinacional do ramo em Pilar.
Bastidores
Os Gigantes afugentou o público do horário das oito com temas tristes e tensos, como eutanásia e aborto. Também incomodou anunciantes, especialmente a Nestlé, que se viu “representada” pela multinacional Eltsen, tratada como inimiga do pequeno produtor; no caso, Fernando. Eltsen, aliás, é Nestlé ao contrário. Ainda, os protestos de Dina Sfat.
“Era uma novela mórbida, pesada, infeliz. (…) Dina Sfat rompeu comigo. Ela chegava no estúdio, pegava o script, jogava no chão e sapateava em cima: ‘Não vou fazer essa droga de jeito nenhum’, ela gritava”, relatou Lauro César Muniz em entrevista ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.
Os muitos atritos levaram à demissão do autor. Lauro César deixou os últimos capítulos prontos, mas a Globo optou por entregar o desfecho da história a outro profissional. Benedito Ruy Barbosa, solidário a Muniz, recusou a tarefa. Walter George Durst escreveu a conclusão, na qual Paloma se suicidava.
O Projeto Fragmentos vai disponibilizar, ao todo, 28 títulos. Os Gigantes é o sexto deles. Os anteriores, oferecidos pelo Globoplay entre janeiro e fevereiro, são O Rebu (1974), Estúpido Cupido (1976), Chega Mais (1980), Coração Alado (1980) e Sol de Verão (1982).
GIPHY App Key not set. Please check settings