Desde 2020, a TV aberta passa por uma grande crise financeira e de audiência, que atingiu até a maior de todas, a Globo. As coisas deram uma melhorada em 2023, para alívio dos funcionários. Contudo, a preocupação quanto ao ano que vem ainda existe.
Cofrinho no azul
Segundo o site Notícias da TV, Paulo Marinho, presidente do Grupo Globo, anunciou aos funcionários da casa que, neste fim de ano, eles vão receber a tão esperada PLR (Participação em Lucros e Resultados). Ou seja: os colaboradores terão o bolso um pouco mais cheio nesta virada.
Pé no freio
Porém, o executivo deixou claro que existe uma preocupação de que as coisas não serão tão boas assim em 2024. A Globo vai exibir com exclusividade os Jogos Olímpicos de Paris e o custo dos direitos de transmissão é bem elevado.
Além dos eventos que já fazem parte da programação, a emissora também investe na Eurocopa e na Copa América no próximo ano.
Para Marinho, todos esses eventos vão ajudar a alavancar a audiência da Globo, mas aumentar o lucro é algo difícil por conta dos gastos com as operações.
Antigamente, os Jogos Olímpicos eram transmitidos por vários canais, mas com o valor exacerbado dos direitos e da cobertura, só a Globo segue exibindo na TV aberta.
Ajuda da Internet
Um ponto importante foi mostrado no evento com Paulo Marinho, entrevistado por Maria Beltrão, do É de Casa. O Globoplay e o Premiere, agora no streaming, vão crescer cada vez mais.
O torcedor descobriu a vantagem de assistir os jogos pela internet sem precisar da TV a cabo.
O crescimento de tais plataformas é fundamental para balancear as contas da Globo, que vem perdendo dinheiro com a TV por assinatura. O objetivo é faturar com a migração dos espectadores para o digital.
GIPHY App Key not set. Please check settings