Nova investida da TV Aparecida em dramaturgia, Aparecida – Entre a Fé e o Milagre contará com o talento de Isabel Fillardis. A atriz interpreta Nossa Senhora Aparecida no especial que será exibido em 12 de outubro, dia em que o Brasil celebra sua Padroeira, às 16h e às 21h.
Isabel lidera um elenco formado por talentos da região de Aparecida (SP); vários deles com passagens por atrações do canal e por eventos relacionados ao Santuário Nacional. Maurício Mattar e Alexandre Barillari também participam. O roteiro e a direção cabem a Felipe Pontes, responsável por programas como Quarta Show e De Papo com Amanda Françozo.
Na última quinta-feira (25), a TV Aparecida promoveu, na sede da emissora, o lançamento de Aparecida – Entre a Fé e o Milagre. O site Duh Secco marcou presença no evento, que contou com a exibição do especial em primeira mão e uma coletiva com os envolvidos na produção.
Simplicidade para encarnar Nossa Senhora Aparecida

Aparecida – Entre o Fé e o Milagre vai da aparição da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul à redenção de um cavaleiro que tentou invadir a primeira igreja dedicada à santa com o intuito de destruí-la. Os milagres são entremeados por interações entre Nossa Senhora Aparecida e seus devotos – como o escravo Zacarias (Odá Silva), liberto por intervenção dela, e a menina Marcelina (Rafaela Marcelino), cuja fé inabalável leva à recuperação da visão.
Isabel Fillardis, que já havia interpretado Nossa Senhora em um desfile da escola de samba paulistana Unidos de Vila Maria, em 2017, apostou na simplicidade para se conectar com a Mãe.
“Talvez tenha sido uma das personagens mais difíceis da minha vida. Como materializar santidade? Pra que a gente possa se conectar com a santidade é preciso silêncio, delicadeza. Deus mora no detalhe”, pontuou Isabel.
“Eu acho que nós, mulheres, carregamos essa santidade. Ainda mais sendo Maria uma mulher preta, resistente, que não cansa de tanto acreditar. O que seria de todos nós se não acreditássemos diariamente em todos os momentos, em todas as circunstâncias?”, complementou.
Isabel Fillardis também buscou inspiração na própria história. A fé em Deus e em “Cidinha”, como ela se refere à santa, manteve-se inabalável especialmente nos momentos mais difíceis de sua trajetória:
“Tenho um amigo que fala que eu sou queridinha Dele lá. Ele diz isso por conta dos milagres, dos renascimentos que já tive na vida. As adversidades que vivi foram muito severas. Eu posso afirmar que a minha fé me trouxe aqui. Claro que em alguns momentos, a gente titubeia, normal, mas é bem rapidinho”.
“Quando eu achei que tinha perdido o jogo, eu falei assim: ‘Não tá fazendo muito sentido. O Senhor acabou de me mandar um filho’. Meu filho [Kalel, que nasceu prematuro] tinha seis meses quando eu descobri um câncer [de língua]. ‘Depois de tudo o que eu passei com essa criança no ventre, a criança nasce e o Senhor tá querendo me levar? Vamos fazer o seguinte: eu não vou’. Eu gosto da vida, se eu pudesse eu ficava aqui para sempre, por mais dura que ela seja”, acrescentou.
Casa abençoada
O convite a Isabel Fillardis para Aparecida – Entre a Fé e o Milagre foi feito há dois anos. A curiosidade foi revelada pelo roteirista e diretor Felipe Pontes, que conheceu a atriz durante a participação dela no De Papo com Amanda Françozo. Os dois se reencontraram recentemente, na gravação de Isabel para o programa Retratos Femininos, que Abiane Souza comanda nas tardes de sábado da TV Aparecida.
“Quando as pessoas vêm pela primeira vez à TV Aparecida, elas não imaginam a grandiosidade da TV. Nós temos uma estrutura muito bacana, nós temos profissionais muito bons. E a gente só tem essa dificuldade de trazer pela primeira vez. Aí a pessoa se encanta”, pontuou Felipe.
O especial conta também com Maria Helena Malta, Luiz Amorim, Carlos Rosário, Lucas Veneziani, Maurício Mascarenhas, Cinthia Braga e Marcelo Torrecillas. Após a exibição no próximo dia 12, Aparecida – Entre a Fé e o Milagre será disponibilizado no YouTube da TV Aparecida e em uma página especial do portal A12.com.
GIPHY App Key not set. Please check settings