Em 2024, a TV Cultura completa 55 anos no ar, com novidades em sua programação.
Uma das surpresas é a volta da dramaturgia, provavelmente com estrelas da Globo.
Vladimir Brichta e Lázaro Ramos são os nomes cotados para a nova produção da casa, Quando Eu Vim-me Embora.
A história de um povo
A série é baseada no livro de Marco Antonio Villa, historiador que faz parte do jornalismo da Cultura.
João Falcão, de títulos como O Auto da Compadecida (1999) e Sexo Frágil (2003), será o responsável pela direção e pelo roteiro da história que vai contar a migração de nordestinos para São Paulo.
“A série fala da vinda do nordestino para essa região do país, quando eles vieram construir São Paulo. Série muito interessante”, declarou José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, ao site Notícias da TV.
Elenco de primeira
Quando Eu Vim-me Embora, que se passará na década de 1940, poderá contar com dois astros da Globo: Vladimir Brichta, que está no ar como Egídio em Renascer, e Lázaro Ramos, que deu vida a Mário Fofoca em Elas por Elas.
Até o momento, nada foi confirmado ou acordado, porém, ambos são amigos e parceiros de trabalho de João Falcão.
Para Enéas Pereira, diretor de programação da Cultura, a produção retratará com prioridade as mudanças que a capital paulista sofreu após a migração dos nordestinos, que ajudaram no crescimento da cidade.
“É importante pra nós por essa questão de que São Paulo, até 1945, era uma cidade europeia, composta por imigrantes. Tanto que se diz que São Paulo se tornou uma cidade brasileira após a onda migratória que começa em 1945, dos nordestinos, e que são tão importantes e construíram essa cidade como italianos, espanhóis, libaneses, japoneses. A gente olha um pouco pra isso que foi e é considerado o maior movimento migratório pós-guerra e da década de 1970 do mundo”, ressaltou.
GIPHY App Key not set. Please check settings