Novela de Gilberto Braga, Pátria Minha estreia no Globoplay

Novela nunca reprisada será disponibilizada no streaming em outubro

Cláudia Abreu como Alice em Pátria Minha (Divulgação / Globo)

O Globoplay preparou uma surpresa e tanto para os fãs de Gilberto Braga! Em outubro, a plataforma de streaming resgata Pátria Minha, novela exibida em 1994, às oito, e nunca reprisada.

A trama dirigida por Dennis Carvalho reúne talentos como Cláudia Abreu, Fabio Assunção, Tarcísio Meira, Vera Fischer, José Mayer, Eva Wilma, Carlos Zara, Marieta Severo, Renata Sorrah, entre outros.

Conflitos éticos e familiares

Pátria Minha - Tarcísio Meira
Tarcísio Meira como Raul Pelegrini em Pátria Minha (Jorge Baumann / Globo)

Pátria Minha acompanha o retorno de Pedro (José Mayer) ao Brasil após anos no exterior. Ele abdica das boas condições de vida nos Estados Unidos para se restabelecer ao lado da família, desalojada após o deslizamento de uma comunidade. Durante um confronto pela posse de um lote onde os desabrigados buscam construir casas populares, Pedro perde a esposa, Ester (Patricia Pillar).

A morte de Ester coincide com a de Gustavo (Kadu Moliterno), dono do terreno e herdeiro de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Empresário em crise no casamento com Tereza (Eva Wilma), Raul se deixa enredar por Lídia Laport (Vera Fischer), ex de Pedro que, diferente deste, é movida pela ambição. O perfil de Lídia também contrasta com o do filho Rodrigo (Fabio Assunção), idealista.

Raul e Lídia se opõem a Pedro, por quem ela ainda balança, e Alice (Cláudia Abreu). Estudante engajada em causas sociais, Alice confronta o empresário ao testemunhar um acidente provocado por ele – e atribuído ao motorista dos Pelegrini. Com o avançar da narrativa, Alice descobre que é neta de Raul, o que intensifica os conflitos.

Bastidores

Pátria Minha - Vera Fischer
Vera Fischer como Lídia em Pátria Minha (Divulgação / Globo)

Com Pátria Minha, Gilberto Braga pretendia mostrar que valia a pena ser honesto no Brasil. A obra se aproveitava da estabilidade financeira e política, com o êxito do Plano Real e uma nova eleição direta para Presidência da República após o impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992. A conquista do Tetra na Copa dos Estados Unidos intensificou o “orgulho de ser brasileiro”.

Os planos do novelista, contudo, foram afetados por problemas nos bastidores. O primeiro deles envolveu a gravidez de Carolina Ferraz, responsável por Beatriz, rival de Alice na disputa por Rodrigo. O segundo, e mais sério, causou as saídas de Vera Fischer e Felipe Camargo do elenco. As desavenças do então casal respigaram nas gravações da novela.

Sem a vilã da história, e com as necessárias emendas no enredo, Pátria Minha perdeu força e audiência.

“Terminar aquilo foi uma penitência!”, desabafou Gilberto em entrevista ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cintia Lopes.

Os percalços, claro, não impedem o resgate via Globoplay. Pelo contrário! A plataforma acerta em cheio ao disponibilizar produções de toda linha, das festejadas às esquecidas.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Elas por Elas - Késia e Sergio Guizé

Elas por Elas acerta ao dar ação à trama original

Escrava Isaura - Lucélia Santos

Sucesso no mundo todo: Escrava Isaura chega ao Globoplay