2023 foi um ano marcado por perdas de nomes importantes para a TV, a cultura e a música.
Demos adeus a importantes personalidades da dramaturgia, incluindo mulheres que construíram a história da nossa televisão: Aracy Balabanian, Léa Garcia e Lolita Rodrigues.
Ainda, as atrizes Neusa Maria Faro, Elizangela e Ângela Rabello e a autora Maria Carmem Barbosa. Entre os atores, Antônio Pedro, Harildo Deda e Paulo Hesse, além de Jeff Machado, vítima de um crime com requintes de crueldade.
Personalidades
A jornalista e apresentadora Gloria Maria se foi após lutar contra um câncer. Também perdemos a “vovó do Brasil”, a culinarista Palmirinha Onofre. Roberto Manzoni, o Magrão, diretor de TV que ajudou a construir a carreira de Gugu Liberato, faleceu aos 74 anos.
Os comentaristas esportivos Márcio Guedes e Paulo Roberto Martins, o Morsa, também faleceram em 2023.
Do mundo das artes, perdemos o ator e diretor de teatro Zé Celso Martinez, o diretor Aderbal Freire-Filho e o cartunista Paulo Caruso.
A morte precoce da influenciadora Luana Andrade, também assistente de palco do Domingo Legal, jogou luz nos perigos dos procedimentos estéticos. Ela tinha apenas 29 anos.
Música
Já no meio musical lamentamos a partida da rainha do rock Rita Lee, após uma longa batalha contra o câncer.
Adeus também a dois nomes importantes da Bossa Nova: Astrud Gilberto e Carlos Lyra. Juca Chaves, o Menestrel do Brasil, deixou um vazio nos palcos.
As mortes de Canisso, baixista da banda Raimundos, e Reges Bolo, vocalista da banda O Surto, abalaram o mundo do rock. MC Marcinho, dono do hit Glamurosa, morreu aos 45 anos.
Estrelas internacionais
O mundo também perdeu figuras importantíssimas, de todos os segmentos artísticos, neste 2023: Tina Turner, Matthew Perry, Sinéad O’Connor, Tony Bennett, Harry Belafonte, Gina Lollobrigida, Lisa Marie Presley, David Crosby, Cody Longo, Andre Braugher, Raquel Welch, Burt Bacharach e Jeff Beck.
GIPHY App Key not set. Please check settings