Primeira Dona Beija, Maitê Proença exalta canal que peitou a Globo

Atriz celebrou trabalhos na extinta Manchete

Maitê Proença no Sem Censura e no papel-título de Dona Beija (Reprodução / TV Brasil - IMDB)

Em 2025, a Max lança o remake de Dona Beja, estrelado por Grazi Massafera. A primeira versão da novela foi exibida em 1986 e teve Maitê Proença como protagonista.

Em entrevista ao Sem Censura, programa conduzido por Cissa Guimarães na TV Brasil, Maitê falou sobre a produção e o trabalho na extinta Manchete.

Por lá, ela também estrelou Marquesa de Santos (1984), minissérie que inaugurou o departamento de dramaturgia da emissora.

Obras de qualidade fora da Globo

Segundo a atriz, um dos fatores para Dona Beija ter dado certo foi o entusiasmo dos profissionais recrutados pela rede de TV de Adolpho Bloch.

“Estava todo mundo, meio que abrindo, uma frente de trabalho nova. A Globo era um grande monopólio”, relembrou, destacando a então líder absoluta de audiência, onde havia atuado em Jogo da Vida (1981), Guerra dos Sexos (1983), entre outras.

“E estávamos contando um pouco de história, pois fizemos ‘Marquesa de Santos’ e depois fizemos ‘Dona Beija’. Estávamos contando um pouco da história do Brasil, país desmemoriado como é o nosso, e abrindo uma frente de trabalho”, concluiu Maitê.

O encontro das “Bejas”

No início do mês de março, Maitê Proença teve um encontro com Grazi Massafera, que pediu a bênção da atriz para a nova versão de Beja. Nas redes sociais, Grazi não escondeu a admiração que tem pela colega:

“Desde que comecei ‘Dona Beja’, todo mundo me pergunta a mesma coisa: ‘Você assistiu Maitê? Ela te inspirou?’. Eu tenho dado sempre a mesma resposta: que Maitê é um ícone, que me resta homenageá-la e que venho me dedicando muito a uma nova versão de Ana Jacinta”.

“Sempre digo também que eu evito e desconsidero as incansáveis comparações entre mulheres porque, afinal, somos únicas. Maitê é uma atriz que ocupou lugares incríveis. […] Maitê me inspira não apenas por ‘Beja’, mas porque sei que também sou possível porque mulheres como ela vieram antes”, finalizou a atriz.

Maitê Proença, de 66 anos, está longe das novelas desde 2014, quando atuou em Alto Astral. Ela marca presença na terceira temporada da série Bom Dia, Verônica, da Netflix, lançada recentemente.

Confira:

Escrito por Fabio Marckezini

Fabio Marckezini é jornalista e escreve sobre televisão desde 2017. No YouTube, ele resgata a história da televisão por meio de seu canal, o Arquivo Marckezini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Alma Gêmea - Emilio Orciollo Netto e Fernanda Souza

Quando Alma Gêmea estreia em Vale a Pena Ver de Novo?

Eliana

Eliana na Globo? Apresentadora está cotada para vaga de Ana Maria Braga