Cumprindo a promessa de disponibilizar de clássicos a títulos esquecidos, o Globoplay resgata Sete Pecados (2007), de Walcyr Carrasco, nesta segunda-feira (6). A novela exibida às sete não figura na lista de grandes trabalhos do autor. O desacerto inicial implicou em modificações na narrativa e no desperdício de talentos – Claudia Raia e Maria Zilda Bethlem saíram de cena por conta do pouco espaço dado a elas.
No entanto, como em toda e qualquer produção audiovisual, bem-sucedida ou não, Sete Pecados tem seus atrativos. Enquanto Walcyr reformulava o conflito central, outros personagens “seguravam o rojão”. O talento dos envolvidos, elenco e autor, salvou o folhetim. Tais figuras fazem valer a pena aquela espiada em Sete Pecados no Globoplay ou, para os mais dispostos, a maratona dos 208 capítulos.
Clarice (Giovanna Antonelli)

Em seus primeiros meses, Sete Pecados focalizou as investidas de Beatriz (Priscila Fantin) sobre Dante (Reynaldo Gianecchini), esposo de Clarice. A socialite estabelece um pacto com Agatha (Claudia Raia) e Barão (Ailton Graça) para conquistar o taxista, que precisa cometer os sete pecados capitais antes de cair nos braços dela.
Como a trama não funcionou como esperado, Walcyr Carrasco apostou na dor da mulher traída. A doceira Clarice progrediu e se abriu para um novo romance. O eleito, Flávio (Paulo Betti), era o pai desaparecido de Beatriz. Giovanna, de volta às novelas após a vilã Bárbara de Da Cor do Pecado (2004), arrasou!
Custódia (Claudia Jimenez)

O interesse de Beatriz por Dante se dá após a intervenção de Custódia, anjo da guarda da moça. Como a mensagem é mal interpretada, a criatura celestial acaba presa na Terra, próxima de sua protegida. Disfarçada de faxineira, Custódia acompanha os planos equivocados de Beatriz e expande a confusão.
Claudia deitou e rolou com as trapalhadas de sua personagem que, vez ou outra, era flagrada comendo pétalas de flor. A paixão da anja por Adriano (Rodrigo Phavanello) e o interesse na tatuagem que o rapaz possuía em um lugar inusitado também contribuíram para transformar Custódia em um dos tipos mais queridos do folhetim.
Miriam (Gabriela Duarte)

Diretora de uma escola pública, às voltas com professores desmotivados e alunos indisciplinados, Miriam logo caiu nas graças dos espectadores de Sete Pecados. O carisma de Gabriela e o tema Eu Vou Seguir, de Marina Elali – versão de Reach, de Gloria Estefan – contribuíram para tal. Assim como Clarice, Miriam ganhou status de heroína romântica.
A paixão pelo colega Vicente (Marcello Novaes), pai adotivo de Benta (Amanda Azevedo), perseguido pela ex-cunhada Simone (Samara Felippo), obcecada por ele, intensificou o dramalhão. Ainda, o zelo por alunos como o problemático Xongas (Kayky Brito) e Gina (Carla Diaz), que possuía o vírus HIV.
Elvira (Nívea Stelmann)

Prima de Miriam, Elvira vivia em crise com o noivo Régis (Malvino Salvador), irmão de Dante. O boxeador hesitava em subir ao altar, para frustração da sacoleira. O ciúme de ambos também afetava a relação, assim como as armações de Rodolfo (Juan Alba), interessado na moça.
O namoro “ioiô” rendeu momentos cômicos, garantindo a graça comum ao horário das sete. Nívea, parceira de Carrasco em vários trabalhos, se sobressaiu, enquanto Malvino, de certa forma, repetiu Vitório, figura irritadiça de Alma Gêmea (2005) – na qual a parceira de cena respondeu pela atormentada Alexandra.
Juju (Nicette Bruno) e Romeu (Ary Fontoura)

O romance de Julieta e Romeu cativou a audiência de Sete Pecados. O casal enfrenta todo tipo de adversidade para, enfim, eternizar o compromisso assumido na juventude. Enquanto ele lida com a irmã oportunista Otília (Rosamaria Murtinho), ela enfrenta o filho encostado Teobaldo (Roberto Bataglin).
Os personagens de Nicette e Ary dominaram o enredo. O amor na terceira idade complementava a trajetória de Juju, dedicada ao voluntariado no colégio dirigido por Miriam. Romeu, por sua vez, só fazia poupar o dinheiro que interessava à família, remetendo ao inesquecível Nonô Corrêa, tipo vivido pelo ator em Amor com Amor se Paga (1984).
GIPHY App Key not set. Please check settings