5 personagens que fazem Sete Pecados valer a pena

Novela de Walcyr Carrasco está disponível no Globoplay

Claudia Jimenez (Custódia) e Rodrigo Phavanello (Adriano) em Sete Pecados (Márcio de Souza / Globo)

Cumprindo a promessa de disponibilizar de clássicos a títulos esquecidos, o Globoplay resgata Sete Pecados (2007), de Walcyr Carrasco, nesta segunda-feira (6). A novela exibida às sete não figura na lista de grandes trabalhos do autor. O desacerto inicial implicou em modificações na narrativa e no desperdício de talentos – Claudia Raia e Maria Zilda Bethlem saíram de cena por conta do pouco espaço dado a elas.

No entanto, como em toda e qualquer produção audiovisual, bem-sucedida ou não, Sete Pecados tem seus atrativos. Enquanto Walcyr reformulava o conflito central, outros personagens “seguravam o rojão”. O talento dos envolvidos, elenco e autor, salvou o folhetim. Tais figuras fazem valer a pena aquela espiada em Sete Pecados no Globoplay ou, para os mais dispostos, a maratona dos 208 capítulos.

Clarice (Giovanna Antonelli)

Sete Pecados - Giovanna Antonelli
Giovanna Antonelli como Clarice em Sete Pecados (Márcio de Souza / Globo)

Em seus primeiros meses, Sete Pecados focalizou as investidas de Beatriz (Priscila Fantin) sobre Dante (Reynaldo Gianecchini), esposo de Clarice. A socialite estabelece um pacto com Agatha (Claudia Raia) e Barão (Ailton Graça) para conquistar o taxista, que precisa cometer os sete pecados capitais antes de cair nos braços dela.

Como a trama não funcionou como esperado, Walcyr Carrasco apostou na dor da mulher traída. A doceira Clarice progrediu e se abriu para um novo romance. O eleito, Flávio (Paulo Betti), era o pai desaparecido de Beatriz. Giovanna, de volta às novelas após a vilã Bárbara de Da Cor do Pecado (2004), arrasou!

Custódia (Claudia Jimenez)

Sete Pecados - Claudia Jimenez
Claudia Jimenez como Custódia em Sete Pecados (Zé Paulo Cardeal / Globo)

O interesse de Beatriz por Dante se dá após a intervenção de Custódia, anjo da guarda da moça. Como a mensagem é mal interpretada, a criatura celestial acaba presa na Terra, próxima de sua protegida. Disfarçada de faxineira, Custódia acompanha os planos equivocados de Beatriz e expande a confusão.

Claudia deitou e rolou com as trapalhadas de sua personagem que, vez ou outra, era flagrada comendo pétalas de flor. A paixão da anja por Adriano (Rodrigo Phavanello) e o interesse na tatuagem que o rapaz possuía em um lugar inusitado também contribuíram para transformar Custódia em um dos tipos mais queridos do folhetim.

Miriam (Gabriela Duarte)

Sete Pecados - Gabriela Duarte e Marcello Novaes
Marcello Novaes (Vicente) e Gabriela Duarte (Miriam) em Sete Pecados (Zé Paulo Cardeal / Globo)

Diretora de uma escola pública, às voltas com professores desmotivados e alunos indisciplinados, Miriam logo caiu nas graças dos espectadores de Sete Pecados. O carisma de Gabriela e o tema Eu Vou Seguir, de Marina Elali – versão de Reach, de Gloria Estefan – contribuíram para tal. Assim como Clarice, Miriam ganhou status de heroína romântica.

A paixão pelo colega Vicente (Marcello Novaes), pai adotivo de Benta (Amanda Azevedo), perseguido pela ex-cunhada Simone (Samara Felippo), obcecada por ele, intensificou o dramalhão. Ainda, o zelo por alunos como o problemático Xongas (Kayky Brito) e Gina (Carla Diaz), que possuía o vírus HIV.

Elvira (Nívea Stelmann)

Sete Pecados - Nívea Stelmann
Nívea Stelmann como Elvira em Sete Pecados (Willian Andrade / Globo)

Prima de Miriam, Elvira vivia em crise com o noivo Régis (Malvino Salvador), irmão de Dante. O boxeador hesitava em subir ao altar, para frustração da sacoleira. O ciúme de ambos também afetava a relação, assim como as armações de Rodolfo (Juan Alba), interessado na moça.

O namoro “ioiô” rendeu momentos cômicos, garantindo a graça comum ao horário das sete. Nívea, parceira de Carrasco em vários trabalhos, se sobressaiu, enquanto Malvino, de certa forma, repetiu Vitório, figura irritadiça de Alma Gêmea (2005) – na qual a parceira de cena respondeu pela atormentada Alexandra.

Juju (Nicette Bruno) e Romeu (Ary Fontoura)

Sete Pecados - Ary Fontoura e Nicette Bruno
Nicette Bruno (Juju) e Ary Fontoura (Romeu) em Sete Pecados (Márcio de Souza / Globo)

O romance de Julieta e Romeu cativou a audiência de Sete Pecados. O casal enfrenta todo tipo de adversidade para, enfim, eternizar o compromisso assumido na juventude. Enquanto ele lida com a irmã oportunista Otília (Rosamaria Murtinho), ela enfrenta o filho encostado Teobaldo (Roberto Bataglin).

Os personagens de Nicette e Ary dominaram o enredo. O amor na terceira idade complementava a trajetória de Juju, dedicada ao voluntariado no colégio dirigido por Miriam. Romeu, por sua vez, só fazia poupar o dinheiro que interessava à família, remetendo ao inesquecível Nonô Corrêa, tipo vivido pelo ator em Amor com Amor se Paga (1984).

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Encontro - Valéria Almeida

Globo reforça Bem Estar e modifica título de atração sobre saúde

A Favorita - Claudia Raia e Patricia Pillar

Nova novela da Globo une A Favorita e Avenida Brasil