Mais uma virada de ano chegando… E a Globo segue como a principal emissora na hora da contagem regressiva com o Show da Virada, no ar desde 1998.
Entre 1991 e 1996, o público acompanhava a chegada do ano novo com Fausto Silva no Réveillon do Faustão.
Como era a virada antes de tudo isso? A gente conta para você!
Nada de festa
Nas décadas de 1960 e 1970 não havia a famosa transmissão de queima de fogos pelo Brasil. A Globo exibia especiais musicais, como o de Tony Bennet em 1973 e o de Julie Andrews em 1974. A programação era interrompida perto da meia noite para a contagem regressiva e logo voltava ao especial, sem muita cerimônia.
Em outros anos, a emissora exibia a retrospectiva, que ultrapassava a virada. Em 1979, a Globo resolveu transmitir um filme chamado Os Piratas e virou o ano com uma vinheta em comemoração aos seus 15 anos de atividade, completados em 1980.
Correndo na Avenida Paulista
A virada de ano ganhou emoção em 1982 por conta da transmissão da corrida de São Silvestre. A prova, então noturna, terminava bem perto da meia-noite. Logo que a corrida saía do ar, a Globo exibia o último comercial do ano e um clipe relativo à contagem regressiva.
Esse fato durou até 1988, pois em 1989 a São Silvestre passou a ser disputada de tarde.
Também foi na década de 1980 que o jornalismo pisou na areia da praia de Copacabana e exibiu ao vivo a queima de fogos para todo o Brasil.
Show e filme
Na virada dos anos 1980 para 1990 foi ao ar uma edição especial do Globo de Ouro, com os principais destaques da década na música brasileira. Já em 1990, a Globo optou por exibir E.T. – O Extraterrestre, grande sucesso de Steven Spielberg, e um especial do Vídeo Show. Naquele ano, não teve exibição da queima de fogos – a crise do Plano Collor fez todo mundo pisar no freio.
Entre 1991 e 1996, Faustão comandou a festa. Desde 1998, nós temos o Show da Virada.
E em 1997, como foi a chegada do ano novo? A emissora exibiu um programa estrelado por Angélica – Alice no País da Música –, Vídeo Show Especial e, à meia-noite, a queima de fogos em Copacabana e Porto Seguro (BA), inaugurando o relógio em comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
GIPHY App Key not set. Please check settings