No próximo domingo (7), a Globo exibe um clássico do cinema! Vencedor de 11 Oscars, Titanic, dirigido por James Cameron, estará em cartaz na faixa Campeões de Bilheteria.
A primeira vez que a emissora exibiu o longa foi no final de 2000, atingindo um número impressionante no Ibope. Para segurar a audiência, o filme foi dividido em duas partes.
Arrasa-quarteirão
Titanic foi lançado no final de 1997. A produção levou milhões de pessoas aos cinemas, batendo todos os recordes de bilheteria da época. A história de amor entre Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio), em meio à tragédia do maior navio do mundo, demorou três anos para chegar na TV aberta.
Em 2000, o SBT fez uma parceria com a Warner e a Disney. Os grandes sucessos do cinema ficaram com Silvio Santos. A Globo assegurou os filmes da Fox, que distribuiu Titanic para o mundo todo. A emissora aproveitou a chance e dividiu o filme em duas partes na grade especial de fim de ano – o longa tem mais de três horas de duração.
Recorde de audiência
A primeira metade foi exibida na noite de 14 de dezembro, uma quarta-feira, dentro do Cinema Especial. A atriz Carolina Ferraz, que hoje está na Record, fez uma introdução explicando ao público que o filme havia sido dividido e a segunda parte seria exibida no dia seguinte.
Neste dia, a Globo marcou 51 pontos de audiência na Grande São Paulo – embalada pelo bom desempenho da novela Laços de Família.
No dia seguinte, foram 54 pontos, um recorde que nenhum outro longa conseguiu bater até hoje. Naquela época, a TV a cabo era um luxo e o vídeo cassete, embora popular, continuava caro. O DVD ainda era um sonho distante no Brasil. O jeito era ver a produção na Globo.
É claro que, quase 24 anos depois de sua primeira exibição, Titanic não vai bater essa audiência toda – nem a novela das nove chega em tal patamar hoje em dia. Porém, a transmissão do filme no dia 7, em Campeões de Bilheteria, é um convite para o público assistir um clássico dos anos 1990 na TV, como fazíamos naqueles bons tempos…
GIPHY App Key not set. Please check settings