Ernesto Paglia, jornalista que deixou a Globo após 43 anos de trabalho, está de volta! Ele lidera um projeto que será lançado no Globoplay em janeiro.
Paglia esteve em Qaanaaq, aldeia indígena que fica no norte do planeta, na Groenlândia, e gravou cenas para a série 3x Ártico – O Alerta do Gelo, disponível na plataforma de streaming a partir do próximo dia 4. A informação é de Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo.
Os impactos da crise climática
Com direção de Henrique Picarelli e roteiro de Caio Cavechini, a série documental vai abordar os impactos causados pelo aquecimento global aos moradores da aldeia. Por conta do caos climático, várias tradições milenares são afetadas de forma direta, deixando a população preocupada e desalentada.
A equipe ficou 11 dias no local, o que, para Paglia, não foi um bicho de sete cabeças. Essa é a terceira passagem do jornalista por lá. Ele fez duas matérias para o Globo Repórter na região, em 1995 e 2007. Esse material de arquivo, aliás, será revisitado em 3x Ártico – O Alerta do Gelo.
Currículo de peso
Ernesto Paglia entrou na Globo em 1979. Ele fez inúmeras reportagens e cobriu grandes eventos, como Copas do Mundo, Olimpíadas e eleições no Brasil e no exterior. Paglia foi correspondente em Londres e apresentou o programa Globo Mar entre 2010 e 2013.
Sua saída da Globo em 2022 não decretou o fim da relação com a emissora. Ernesto já fez reportagens para o Globo Repórter, apresentado por sua esposa Sandra Annenberg, e agora comanda a série inédita do Globoplay. O jornalismo segue a linha de entretenimento, que contrata artistas apenas por obras.
GIPHY App Key not set. Please check settings