Enquanto a Globo prepara o remake de Vale Tudo (1988), o Globoplay revisita Gilberto Braga através de uma das novelas mais polêmicas do autor: O Dono do Mundo será disponibilizada no próximo dia 3.
A trama, exibida em 1991, traz Antonio Fagundes na pele do vilão Felipe Barreto, alvo da vingativa Márcia, defendida por Malu Mader.
Gloria Pires, Kadu Moliterno, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Leticia Sabatella, Ângelo Antônio, Stenio Garcia e Paulo Goulart integram o elenco.
Aposta quase certeira
A expectativa em torno de O Dono do Mundo era grande. Afinal, o folhetim representava a volta de Braga ao horário nobre após o estrondoso sucesso de Vale Tudo – escrita com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
O tema de abertura foi composto por Tom Jobim. Cenas do filme O Grande Ditador (1940), estrelado por Charlie Chaplin, integravam a vinheta, desenvolvida por Hans Donner e equipe.
A narrativa acompanhava Felipe Barreto, famoso cirurgião plástico que gostava de levar vantagem sobre tudo e todos. Ele conhece e se encanta pela professora Márcia, que vai se casar, virgem, com Walter (Tadeu Aguiar), funcionário da clínica de Barreto.
O médico não perde tempo! Felipe seduz a moça e a leva para a cama – tudo para vencer uma aposta com o amigo Júlio (Daniel Dantas) e passar a perna no noivo, que morre em um acidente logo após saber do fato.
Tumulto
O público não comprou a história, tomando partido do vilão e se posicionando contra a mocinha. A reação dos telespectadores causou uma grande crise dentro da Globo – a audiência despencou e a novelinha infantil Carrossel (1989), exibida pelo SBT, bateu recordes, ameaçando a hegemonia global no horário nobre.
Gilberto revisou o roteiro e transformou a inocente Márcia em uma mulher vingativa. Já Felipe foi do céu ao inferno, perdendo esposa, prestígio e dinheiro. A virada levou à recuperação do público.
O Dono do Mundo foi reapresentada no Canal Viva em 2014 e estava prometida para o Globoplay desde 2020, quando a plataforma de streaming lançou o Projeto Resgate. Os assinantes vão poder rever uma novela que causou polêmica, não só pelos bastidores, mas pela genialidade de Gilberto Braga.
GIPHY App Key not set. Please check settings