Várias imagens que os fãs das Paquitas e de Xuxa Meneghel não veem há tempos – e que muitos nunca viram. É o que prometem os envolvidos em Pra Sempre Paquitas, série documental sobre as assistentes de palco da Rainha dos Baixinhos que o Globoplay disponibiliza no próximo dia 16.
Os cinco episódios vão contar com materiais que a Globo ainda não havia digitalizado e registros obtidos junto aos apaixonados por Xuxa e pelas diversas gerações do grupo. Reflexo do trabalho de pesquisa de imagem, liderado por Ana Carolina Oliveira, e de uma ação nas redes sociais em busca de gravações caseiras.
“Conseguimos bastante material! Muita coisa a gente tinha na Globo, mas em U-Matic. Estávamos fazendo toda a conversão de U-Matic, digitalizando, pra colocar dentro do documentário. Essa pesquisa junto com os fãs ajudou muito a gente a saber onde encontraríamos tal coisa, qual era a época”, contou Ana Paula Guimarães, idealizadora e diretora artística da produção, em coletiva online realizada no último dia 6.
“Os fãs da Argentina ajudaram com muito material. O que a gente queria não era o que todas as redes colocam no Instagram, no YouTube… Queríamos a coisa do bastidor, do VHS, de ver a gente no ônibus, entrando num show, saindo do hotel, contato com fãs… Foi muito rico porque vieram coisas incríveis”, complementou, salientando a dificuldade para resolver questões de direitos autorais.
Revirando o baú
U-Matic consiste em um antigo formato de fita de vídeo. Vários episódios do Xou da Xuxa estavam em peças do tipo, especialmente os das temporadas 1989, 1990 e 1991.
No período em questão, as Paquitas viveram o auge da fama, com os dois primeiros discos e as incursões no cinema, como Sonho de Verão (1990).
“Vocês não têm ideia da quantidade de coisas maravilhosas que a Ana encontrou nessas fitas. Ela assistiu umas 3000 edições de programas da Xuxa, capturando situações, procurando alguma coisa com as Paquitas. Tenho certeza que quem é fã vai achar o máximo! E quem não é desse universo vai se divertir muito”, destacou o roteirista Paulo Mário Martins.
Vale conferir
Pra Sempre Paquitas mergulha na história do grupo que acompanhou Xuxa Meneghel por 18 anos. Das 29 integrantes, 27 gravaram depoimentos. Questões de gênero, pressão estética, representatividade, assédio e competitividade são debatidas em meio a memórias dos bastidores, contextualização da época e comentários de figuras que compartilharam o convívio com as assistentes de palco.
“A gente tem as nossas histórias individuais e a percepção de cada uma sobre o que viveu, mas a gente tem uma história muito forte que nos une já na infância. Acho que o documentário traz o doce e o amargo, as glórias e o glamour, mas também a nossa resiliência, a nossa força, porque além de sermos meninas numa sociedade machista, ali na década de 1980, nós também éramos crianças. Isso tá muito bem colocado”, adiantou Tatiana Maranhão, também idealizadora do projeto.
Os cinco episódios, que contam ainda com pesquisa de conteúdo de Luiz Barbará e direção de Ivo Filho, serão ofertados aos assinantes do Globoplay de uma só vez.
GIPHY App Key not set. Please check settings