Última novela de Ana Paula Arósio, Ciranda de Pedra estreia no Globoplay

Folhetim de Alcides Nogueira desembarca no streaming em agosto

Ana Paula Arósio como Laura em Ciranda de Pedra (Frederico Rozario / Globo)

Para agosto, o Globoplay agendou, além de Pecado Rasgado (1978), a volta de Ciranda de Pedra. A segunda versão do romance homônimo de Lygia Fagundes Telles para a TV, produzida pela Globo em 2008, marcou a despedida de Ana Paula Arósio das novelas.

A atriz respondeu pela protagonista Laura, que enfrenta distúrbios emocionais decorrentes do casamento infeliz com Natércio Silva Prado (Daniel Dantas). Apaixonada pelo médico Daniel (Marcello Antony), Laura rompe o matrimônio, enfrentando a hostilidade das filhas mais velhas, Otávia (Ariela Massotti) e Bruna (Anna Sophia Folch). Apenas a caçula Virgínia (Tammy Di Calafiori) atua em defesa da mãe.

Após Ciranda de Pedra, Ana Paula atuou na série Na Forma da Lei (2010). Logo depois, ela aceitou o convite dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares para Insensato Coração (2011). Arósio faltou às primeiras gravações, foi desligada da trama e acabou rescindindo o contrato com a emissora.

Três leituras de uma mesma história

O texto de Alcides Nogueira apresentou mudanças em relação ao livro e à primeira adaptação, a cargo de Teixeira Filho – exibida pela Globo em 1981, também às seis. A ambientação foi transferida dos anos 1940 para 1958, ano marcado pela efervescência cultural e pela vitória do Brasil na Copa do Mundo da Suécia.

Já Laura foi poupada da morte após um grupo de discussão demonstrar resistência à saída de Ana Paula Arósio da trama. A falta de experiência de Tammy Di Calafiori contribuiu para tal. Em 1981, assim como na obra literária, o fio condutor envolvia a filha, defendida por Lucélia Santos; Eva Wilma interpretou a mãe, que faleceu no terço final.

Ciranda de Pedra 2008 também apostou forte em Elzinha (Leandra Leal), figura extrovertida que sonha com uma vida melhor. A personagem se une a Cícero Cassini (Osmar Prado), dono de uma metalúrgica que perde a esposa, Julieta (Mônica Torres), em um acidente automobilístico.

Mais novelas no Globoplay

Entre os meses de setembro e dezembro, o Globoplay deve resgatar mais nove títulos. Começar de Novo (2004), assinada por Antonio Calmon e Elizabeth Jhin e estrelada por Marcos Paulo e Natália do Vale, integra a lista.

Também a segunda versão de Sinhá Moça (2006) e Andando nas Nuvens (1999), cujas passagens pelo Canal Viva chegam ao fim em agosto e setembro, respectivamente.

Ainda, Rainha da Sucata (1990) e Pé na Jaca (2006), anunciadas pela plataforma de streaming durante a CCXP23, realizada em dezembro do ano passado.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Pecado Rasgado - Aracy Balabanian

Globoplay resgata novela dos anos 1970 para homenagear Aracy Balabanian

Canal Viva confirma exibição de Cara & Coroa; saiba quando estreia