A Globo é uma das grandes exportadoras de novelas do mundo, levando para centenas de países a nossa cultura e os nossos artistas. Agora, a emissora passa a exportar roteiros de vários sucessos da nossa teledramaturgia.
Avenida Brasil turca
Em novembro deste ano, João Emanuel Carneiro vibrou na Flip ao contar que o roteiro de Avenida Brasil (2012) tinha sido vendido para a Turquia. A história de Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) terá uma adaptação local.
Roteiros para todos os gostos
Para a Globo, esse tipo de exportação tem tudo para dar certo. Segundo a Folha de S. Paulo, a emissora participa de feiras no exterior nas quais colocou à venda os roteiros de Totalmente Demais (2015), Verdades Secretas (2015), A Vida da Gente (2011) e A Favorita (2008).
Esses títulos foram escolhidos pelo fato de terem sido campeões de exibições pelo mundo. A Vida da Gente, escrita por Lícia Manzo, já foi transmitida em 100 países e chegou a bater o recorde de comercializações de Terra Nostra (1999).
Mexicanos entendem do negócio
Esse tipo de negócio é uma novidade para a Globo, mas para outros grupos de mídia não. Na Televisa, do México, isso vem sendo feito por décadas, inclusive com o SBT, que já comprou vários textos e adaptou todos para a realidade brasileira, embora seguindo o famoso “dramalhão mexicano” à risca.
A aposta é que esse tipo de negócio faça sucesso e abra um novo mercado para a emissora líder de audiência no Brasil – que já fatura alto com a venda de suas produções desde os anos 1970.
GIPHY App Key not set. Please check settings