O SBT, que prepara a programação 2024, não perdeu tempo e começou a arrumar a casa para receber novos programas e contratados. Em meio às mudanças, quem sofre são as novelas, especialmente Chiquititas (2013) e Abismo de Paixão (2012), que estão sendo “mutiladas”.
Para que tudo fique redondo até o final de fevereiro, a emissora de Silvio Santos afiou a tesoura e passou a picotar os dois folhetins. Em um único dia, o SBT junta cinco capítulos em um só. Tudo levar a crer que o canal pretende finalizar as duas produções antes do lançamento da nova grade.
Cortes e mais cortes
Um perfil no X (antigo Twitter) fez um levantamento sobre os cortes e as edições que as duas novelas estão sofrendo.
No dia 20 de dezembro, o público de Chiquititas assistiu cinco capítulos originais. Por exemplo, o episódio 321 tinha originalmente 35 minutos, que viraram 11. Já o capítulo 322 durava 37 minutos; na edição ficou com 17.
A reprise vai ao ar em horário local, apenas para São Paulo e praças sem programação própria. É provável que tal faixa seja absorvida pela rede no próximo ano.
Dramalhão editado
O SBT fez o mesmo com a mexicana Abismo de Paixão, que é transmitida às 17h30 – provavelmente, o horário que ficará com o novo programa de Christina Rocha.
O modus operandi é o mesmo de Chiquititas. No dia 20, quatro capítulos foram compactados em um. Originalmente, os capítulos 30 e 31 tinham 39 minutos, condensados em 20 e 14 na edição. Já o 32 durava 40 minutos, mas, após a tesoura, ficou com 14.
É notável a ansiedade que o SBT está para fazer a nova grade acontecer, após ver sua audiência cair de forma vertiginosa. Porém, os cortes abruptos e as edições compactas atrapalham aqueles que são fiéis ao canal de Silvio Santos e que mantêm a emissora longe do traço na audiência.
GIPHY App Key not set. Please check settings