Em A Viagem (1994), que a Globo reapresenta em Vale a Pena Ver de Novo, Maurício Mattar interpreta Téo. O arquiteto padece ao ser possuído pelo espírito de Alexandre, papel de Guilherme Fontes. Já em Aparecida – Entre a Fé e o Milagre, especial da TV Aparecida, Maurício vive uma situação completamente diferente. O personagem dele, Malaquias, leva palavras de conforto à sobrinha, deficiente visual.
Aparecida – Entre a Fé e o Milagre vai ao ar às 16h e às 21h do próximo domingo, 12 de outubro, dia em que o Brasil celebra sua Padroeira. O programa escrito e dirigido por Felipe Pontes retrata a devoção a Nossa Senhora Aparecida, do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul à primeira igreja em homenagem à santa, em Aparecida, no Vale do Paraíba, São Paulo.

O especial traz Isabel Fillardis como Nossa Senhora, que, com suas falas, ampara os devotos e estabelece a conexão entre as histórias do passado e os acontecimentos do presente. Uma das contempladas com os milagres de Aparecida é Marcelina (Rafaela Marcelino), menina cega que, motivada pelo tio Malaquias, decide ir ao encontro da santa. A mãe (Cinthia Braga) a acompanha.
Rafaela Marcelino e Cinthia Braga acumulam projetos na TV Aparecida. A primeira integra o elenco do programa Quarta Show, conduzido por Rogério Chiaravalli. A segunda é dubladora do desenho animado Turma do Tijolinho. Além delas, o programa conta com outros talentos ligados ao Santuário Nacional, como Maria Helena Malta, responsável pelas coreografias das festividades do mês de Nossa Senhora Aparecida.
O elenco conta ainda com Luiz Amorim, Carlos Rosário, Lucas Veneziani, Odá Silva, Maurício Mascarenhas e Marcelo Torrecillas. Alexandre Barillari, o Guto de Alma Gêmea (2005), também participa.
Cabe lembrar que Maurício Mattar foi um dos protagonistas de A Padroeira (2001), novela das seis da Globo, também voltada para a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Na trama de Walcyr Carrasco, Mattar respondeu por Fernão, que se opunha à santa.
Maurício Mattar estreou na TV como João Ligeiro, de Roque Santeiro (1985). Na sequência, emendou trabalhos como Cambalacho (1986), Bambolê (1987), O Salvador da Pátria (1989), Rainha da Sucata (1990), Pedra Sobre Pedra (1992) e O Mapa da Mina (1993). Em 1999, deixou a Globo para atuar em Louca Paixão, da Record. Sua última empreitada em novelas foi com a bíblica Gênesis (2021).
GIPHY App Key not set. Please check settings