O ano de 2023 foi marcado por grandes movimentações nas redes de TV, principalmente pelas saídas de nomes importantes do jornalismo e do entretenimento. Muitos foram demitidos e outros pediram para sair.
Jornalismo
A Globo não poupou a tesoura na área em que ocupa posição de destaque. Apresentadores e repórteres foram dispensados ao longo do ano. Giuliana Morrone, César Galvão, Marcello Canellas, Fabio Turci, Fábio William e Eduardo Tchao foram desligados.
Na Record, não foi diferente. Thalita Oliveira, Patrícia Costa, Janine Borba, Sylvestre Serrano e Adriana Rezende não tiveram seus contratos renovados. Geraldo Luís saiu do Balanço Geral – Edição de Sábado em maio; posteriormente, assinou com a RedeTV!.
César Filho optou por não renovar com a Record e pode estar com o pé no SBT. E o polêmico Dudu Camargo foi dispensado da emissora de Silvio Santos após um episódio escatológico envolvendo seu nome.
Um pedido de demissão causou grande impacto no jornalismo em 2023. Daniela Lima, estrela da CNN Brasil, deixou o canal e foi para a GloboNews, que desligou Cecilia Flesch, após comentários dela sobre a linha editorial da casa em um podcast. Leila Sterenberg também saiu da estação de notícias da Globo.
Entretenimento
No entretenimento, a “limpa” foi grande. Gloria Pires, Regina Casé, Paolla Oliveira, Giovanna Antonelli, Vanessa Giacomo, Regiane Alves, Marcelo Adnet, Claudia Abreu, Fabio Assunção, Larissa Manoela, entre outros, vão trabalhar com a Globo apenas por obra.
Após atritos com Patrícia Poeta no Encontro, Manoel Soares foi desligado do canal. Já Fernanda Gentil, sem projetos, pediu a rescisão do contrato.
Fausto Silva, uma das estrelas da Band, deixou a casa em meio à baixa audiência de seu programa e aos problemas de saúde. Regina Volpato foi demitida da Gazeta, mas já assinou com o SBT. Benjamin Back teve seu contrato cancelado e meses depois voltou à rede da Anhanguera como apresentador de auditório.
Esporte
O corte no esporte da Globo afetou Cleber Machado, dispensado após 35 anos de casa. Jota Junior, Sandro Meira Ricci, Fernanda Colombo, Paulo Vinícius Coelho, Régis Rösing, Hortência Marcari, Clayton Conservani, Maurício Noriega, entre outros profissionais, foram cortados.
Na Record, dois nomes fortes do esporte passaram no RH: Roberto Thomé e Mylena Ciribelli. Magno Navarro, uma das estrelas dos canais fechados da Globo, assinou com a Band para atuar em vários programas da estação.
GIPHY App Key not set. Please check settings