A Globo apostou forte em Elas por Elas e Fuzuê. Só que as novelas das seis e das sete, respectivamente, estão enfrentando problemas de audiência.
Os índices abaixo do esperado levaram à avaliação da alta direção da emissora.
Para muitos, o calor excessivo e os apagões são os responsáveis pelo abalo nos índices.
Fugindo do forno
Segundo a Folha de São Paulo, há o entendimento de que as altas temperaturas e os temporais que castigaram São Paulo e Rio de Janeiro, capitais importantes na medição da audiência, afetaram as tramas.
De acordo com os dados do Kantar Ibope Media na Grande São Paulo, o número de espectadores ligados na TV entre 17h e 20h caiu quase 8%. Parece pouco, mas é uma queda grande especialmente para a Globo, que sempre dominou esse horário.
Em julho, 52% de televisores estavam ligados nesse intervalo de tempo. A média de novembro ficou apenas em 44%, uma baixa histórica para o mês. O forte calor tirou as pessoas de casa, em busca de praias, clubes, parques e shoppings.
Sem luz
Outro ponto que influenciou a queda brusca foi o apagão que a cidade de São Paulo sofreu em 3 de novembro. Muitos bairros tiveram a energia de volta uma semana depois, o que gerou um verdadeiro caos – e muito prejuízo.
Curiosamente, os índices subiram na última semana, de 20 a 25 de novembro, com as temperaturas amenas e a aparente normalidade no abastecimento de energia.
Elas por Elas fechou a semana com 15 pontos, o melhor número desde os 15,7 registrados entre 23 e 28 de outubro. Fuzuê marcou 18,5 de média, a maior desde os 18,8 pontos, também de 23 a 28 do mês passado.
GIPHY App Key not set. Please check settings