Há 35 anos, a Globo lançava o Domingão do Faustão. O programa conduzido por Fausto Silva estreou em 26 de março de 1989, domingo de Páscoa, com a missão de neutralizar o SBT de Silvio Santos.
Com games, musicais e muitas piadas, Faustão cumpriu tal objetivo. Nos anos seguintes, a atração enfrentou percalços. O maior deles, sem dúvida, foi o Domingo Legal, conduzido por Gugu Liberato.
A coluna resgata os bastidores da implantação do Domingão, da negociação de Gugu com a Globo ao acerto do canal com Fausto e, consequentemente, a disputa entre os dois apresentadores por pontos de audiência.
A volta do que não foi
No final de 1987, Gugu Liberato foi contratado pela Globo para comandar os domingos da emissora, que perdia sistematicamente para Silvio Santos – a solução era colocar o pupilo do homem do Baú para bater o SBT.
Com um problema nas cordas vocais, Silvio impediu que Gugu virasse global e entregou boa parte dos domingos para o jovem animador.
De mãos abanando, a Globo seguiu sem saber o que fazer. A rede de televisão colocou na grade dominical uma porção de enlatados que tomavam um sacode de Silvio e Gugu na medição de audiência.
O salvador da pátria
A solução encontrada foi contratar Fausto Silva, que comandava o Perdidos na Noite na então Bandeirantes. O programa anárquico revolucionou o modo de fazer auditório na televisão brasileira. No final de 1988, a Globo anunciou o acerto com o apresentador.
O desafio não era fácil: colocar Faustão, que não tinha papas na língua e que nunca esteve no horário nobre, contra Silvio e Gugu, então reis do domingo.
A saída foi inovar: o Domingão era totalmente ao vivo, contava com quadros modernos e uma rica distribuição de prêmios, graças ao Caminhão do Faustão.
Diferente do SBT, que associava os brindes à compra do carnê do Baú, o Caminhão exigia apenas um simples carta, com a qual o telespectador poderia levar uma casa completa.
A guerra dos domingos
O Domingão bateu o Programa Silvio Santos e se fixou no primeiro lugar em audiência – a Globo havia perdido o posto quando Silvio deixou a emissora para criar o seu próprio canal de televisão, em meados dos anos 1970.
Faustão teve um único concorrente a altura. Em 1993, Gugu Liberato criou o Domingo Legal e, por alguns anos arrebatou a liderança, gerando uma crise nos bastidores do concorrente.
Contudo, a atração da Globo se recuperou e garantiu o topo do ranking até a última edição com o titular, exibida em 6 de junho de 2021.
Na semana seguinte, Tiago Leifert comandou o programa, encerrado posteriormente com a antecipação do fim do acordo entre Fausto Silva e Globo.
GIPHY App Key not set. Please check settings