Desabafo de Faustão sobre confronto com Gugu é resgatado na web

Confronto entre Domingão do Faustão e Domingo Legal entrou para a história da TV

Fausto Silva no Domingão do Faustão; Gugu Liberato no Domingo Legal (Divulgação / Globo - SBT)

Até hoje, o público se lembra da guerra de audiência que o Domingo Legal e o Domingão do Faustão travaram nos anos 1990 e 2000. Espionagem, proibições e furos faziam parte da disputa.

Um momento raro marcou essa batalha: Fausto Silva fez um longo desabafo ao vivo sobre sua situação na Globo e a briga com Gugu Liberato, do SBT.

Estratégia de guerra

No dia 27 de maio de 2001, a Globo criou uma força-tarefa para vencer o Domingo Legal. A emissora aproveitou as finais dos campeonatos Paulista e Carioca e colocou o Planeta Xuxa e Domingão juntos, ao vivo, repercutindo as vitórias de Corinthians e Flamengo – com participações musicais de Zezé Di Camargo e Luciano, Caetano Veloso e Capital Inicial.

Xuxa aproveitou um momento de interação com Faustão e fez uma série de perguntas, dando a chance para o apresentador desabafar sobre o momento crítico da atração. Ele nunca tinha feito isso ao vivo.

Um desabafo em rede nacional

A apresentadora questionou se ele lia tudo o que falavam dele na imprensa. Fausto foi duro na resposta.

“O que mais irrita, para um profissional que tem dignidade, é quando você vê notícia colocada como uma sacanagem ou erro. No meio de televisão, cada um fala o que quer e não acontece nada. Uma coisa é a crítica… Mas vamos levando, não esquento a cabeça”.

Xuxa também perguntou se ele estava feliz e satisfeito com o Domingão e com a própria Globo.

“Estou muito satisfeito, por enquanto, aqui. A Globo é uma empresa quase perfeita, os problemas internos eu resolvo internamente e as dificuldades a gente vai superar”, afirmou Faustão.

Críticas ao rival

Nesse momento, ele aproveitou para falar tudo o que estava engasgado e alfinetar Gugu e as atrações do Domingo Legal.

“Esse programa é líder em 36 milhões dos 40 milhões dos domicílios com televisão. Ele tem algum problema de audiência na cidade de São Paulo. Estou há 12 anos fazendo esse programa e tem momentos de alto e baixos. Mas eu nunca sai igual ao Tarzan dizendo que sou líder, eu ganho, não vou fazer babaquice”, disparou.

“Eu vou trabalhando, com muita alegria. Se eu tiver que explorar a desgraça e a pobreza, eu estou fora”, finalizou Faustão, criticando de forma indireta o concorrente, que exibia os quadros Sentindo na Pele e Um Dia de Princesa, sempre abusando do tom dramático.

Mais uma derrota

Toda a estratégia montada pela Globo naquele domingo não deu certo. O Domingo Legal venceu o Planeta Xuxa, 24 a 23 pontos. Gugu derrotou Faustão por 29 a 23. A Globo recuperou fôlego apenas com o Fantástico, que alcançou o SBT no Ibope.

2001 foi um ano “trágico” para os domingos do canal. Além do Domingo Legal viver seu auge, Silvio Santos colocou no ar a Casa dos Artistas e derrotou o Fantástico de forma humilhante – feito inédito até então.

Fausto Silva recuperou terreno em 2003, com o quadro Se Vira Nos 30 e com a ajuda indireta de Gugu Liberato. A exibição da entrevista com falsos integrantes do PCC arranhou a imagem do apresentador, deixando a sua credibilidade abalada.

Escrito por Fabio Marckezini

Fabio Marckezini é jornalista e escreve sobre televisão desde 2017. No YouTube, ele resgata a história da televisão por meio de seu canal, o Arquivo Marckezini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Dona Beja - Grazi Massafera e Pedro Fasanaro

Atrasos afetam cronograma de Dona Beja; estreia está indefinida

Drauzio Varella

Drauzio Varella volta ao Fantástico com série sobre alergia