Carnaval levou Silvio Santos e SBT para a tela da Globo

Animador foi enredo da escola de samba Tradição, em 2001

Silvio Santos no desfile da Tradição, em 2001 (Divulgação / Liesa)

2001 foi um ano intenso para Silvio Santos. Ele celebrou as duas décadas de atividade do SBT, virou refém em sua própria residência após a filha Patricia Abravanel passar dias sequestrada e lançou a Casa dos Artistas, atingindo a liderança de audiência.

Outro lance emocionante na vida do animador se deu em fevereiro, quando ele virou samba enredo da Tradição, desfilando no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com direito à transmissão da Globo.

Tudo começou em meados dos anos 1990. A escola de samba e o publicitário Wagner Jacopetti queriam Silvio na avenida, mas nada dava certo. Só na metade de 2000 a família Abravanel aceitou a ideia, sem garantir a presença do apresentador na Sapucaí.

O samba enredo contava a história do artista, que começou sua vida como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, virou locutor de rádio, criou o Baú da Felicidade, foi apresentador de auditório com programas de sucesso e se tornou, por fim, dono de uma emissora de TV.

Possível boicote da Globo e sim de Silvio Santos

Com tudo acertado, o medo dos envolvidos era a Globo boicotar o desfile, que seria exibido domingo à noite, logo após o Fantástico. A emissora garantiu que exibiria a passagem da Tradição pela avenida sem cortes. Tudo estava pronto, mas havia uma dúvida: Silvio Santos estaria na avenida?

O então presidente da escola, Nésio Nascimento, queria que ele desfilasse no chão, no meio do povo, mas nada era certo. Ninguém sabia sequer se o animador iria ao desfile.

Silvio confirmou 10 dias antes do Carnaval a sua participação, para alívio da Tradição.

Domingo é alegria!

Em cima de um grande carro alegórico, vestindo um terno prateado, Silvio Santos fez a alegria das arquibancadas e dos camarotes, que, naquele momento, viraram o seu auditório.

Gugu Liberato, Hebe Camargo, Ratinho, Carlos Alberto de Nóbrega, Babi Xavier, Carla Perez, Moacyr Franco, entre outros artistas do SBT, estiveram na avenida.

A Globo mostrou tudo, focalizando o elenco da rival e destacando o bom humor e vitalidade de Silvio Santos. Foram 39 pontos de audiência, com liderança absoluta. No mesmo horário, o SBT exibia o filme Uma Linda Mulher (1990), “jogando a toalha” para que todos assistissem o patrão na rival.

Lamentavelmente, a Tradição ficou na oitava colocação. O título de 2001 foi para Imperatriz Leopoldinense.

Escrito por Fabio Marckezini

Fabio Marckezini é jornalista e escreve sobre televisão desde 2017. No YouTube, ele resgata a história da televisão por meio de seu canal, o Arquivo Marckezini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Deborah Secco - Suzana Alves

Deborah Secco reverencia Tiazinha, símbolo da TV dos anos 1990

Batalha do Lip Sync / Domingão com Huck - Vitória Strada

Vitória Strada volta à Globo para movimentar reta final de Fuzuê