Parceiro de Aguinaldo Silva em Fina Estampa (2011) e Império (2014), Mauricio Gyboski pode emplacar seu primeiro trabalho como titular na Globo. O autor encaminhou à emissora a sinopse de uma novela das sete, Baião de Duas.
A trama acompanha duas irmãs que foram criadas separadas. A mais velha deixou o Nordeste para trabalhar na Feira de São Cristóvão, Rio de Janeiro. A caçula, ao completar 18 anos, já cheia das promessas da irmã de ir buscá-la, decide seguir sozinha o mesmo caminho. O reencontro delas implica na revelação de um segredo de família.
O enredo, que está em avaliação, contempla outros migrantes, todos envolvidos com a feira, cenário pouco explorado pela Dramaturgia da emissora. Lojas típicas, tradições e música – dos karaokês ao forró – conferem o colorido à história.
Trajetória
Mauricio Gyboski escreve há tempos. Dos projetos locais desenvolvidos enquanto residia no Rio Grande do Sul, ele passou a colaborador de Aguinaldo Silva após participar da primeira Master Class do autor.
Em 2016, a Globo aprovou uma sinopse desenvolvida por ele para a faixa das seis. Trem Bom, centrada no universo dos cantores sertanejos, perdeu a vaga para Sol Nascente, de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer.
Gyboski deixou a casa anos depois.
Em alta
Eliane Giardini tomou Terra e Paixão para ela! Grande atriz que é, Eliane tem dominado os capítulos recentes da novela que a Globo exibe às nove, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pelo enredo. As armações da personagem, aliás, devem conduzir a narrativa até o fim.
Em baixa
Lamentavelmente, com o foco em Agatha, Irene acabou ofuscada. Gloria Pires imprime dignidade à figura que, no momento, não sabe para onde vai. A vilã, tão aguardada, frustrou as expectativas de quem acompanha a trama de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.
GIPHY App Key not set. Please check settings