A maré não está a favor de Mania de Você, novela das nove da Globo. Antes ofuscada pelo falatório acerca das substitutas – a oficial Vale Tudo e a “paralela” Pé de Chinesa, criada por usuários do X –, a trama de João Emanuel Carneiro agora enfrenta problemas de audiência. Os índices oscilam desde a estreia na última segunda-feira (9).
Para conter os danos, a emissora tomou a mais precipitada e equivocada das decisões. O resumo dos capítulos da próxima semana sofreu alterações drásticas. Cenas previstas para quarta (18) serão exibidas na segunda (16). Uma sequência importante envolvendo Ísis (Mariana Ximenes) e Berta (Eliane Giardini) será comprimida no capítulo de quarta, mais curto devido à transmissão do futebol.
A edição prejudica o entendimento do folhetim, complexo por criação. Carneiro não é autor de obviedades. As muitas nuances dos personagens encantam, mas também confundem o público. Se é difícil comprar qualquer tipo numa história bem contada, como se afeiçoar em uma narrativa retalhada?
Enredo elaborado
Mania de Você acompanha o quadrado amoroso formado por Mavi (Chay Suede), Viola (Gabz), Rudá (Nicolas Prattes) e Luma (Agatha Moreira). Mavi, que enfrenta a rejeição da própria mãe, Mércia (Adriana Esteves), salvou Viola de uma tentativa de estupro. Momentos depois, pediu a jovem em namoro. Embora apaixonado, o hacker permite que a namorada seja alvo do assédio de Molina (Rodrigo Lombardi), com quem ele trabalha.
Por interesse, Mavi também atende o pedido do patrão e se insinua para Luma. A mocinha clássica, cuja origem está envolta em mistérios e crimes, luta contra a resistência do suposto pai, Molina, ao namoro dela com Rudá. Este, um pescador humilde, engajado em causas ambientais, não hesita em instigar Viola a trair o namorado e a amiga.
A quantidade de informações sobre perfis tão ricos disparadas nos primeiros capítulos exige esforço extra do espectador que hoje acompanha atrações televisivas enquanto desliza a tela do celular ou usa de outros dispositivos. Logo, a conexão com a novela sai prejudicada, em meio ao ritmo ágil imposto pelo texto, reforçado pela direção e agravado pelos cortes – acentuados na semana que vem.
Outro caminho
A estratégia da Globo para Mania de Você já foi adotada em outros roteiros considerados “difíceis”. Casos de Babilônia (2015) e Um Lugar ao Sol (2021). O acréscimo na audiência, nas duas produções, foi ínfimo.
Difícil acreditar que uma reação tão imediata, e que fracassou recentemente, vá funcionar agora. A edição pode acabar tornando a trama das nove ainda mais “truncada”.
O caminho talvez seja explicitar comportamentos e ações dos personagens ao invés de corrigi-los com cortes. Evidente que, para isso, João Emanuel Carneiro terá de apelar para novas cenas, entregando detalhes que, talvez, só seriam conhecidos mais adiante.
GIPHY App Key not set. Please check settings