Globo encurta novelas para o mercado internacional

Terra e Paixão perde 101 capítulos em versão para o exterior

Gloria Pires (Irene) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

As novelas da Globo cresceram consideravelmente nos últimos anos em número de capítulos. Terra e Paixão deve fechar com 221, a mais longa produção das nove desde Amor à Vida (2013). Para o mercado externo, porém, a história é outra.

A emissora tem encurtado suas tramas antes de oferecê-las para TVs e plataformas de streaming internacionais. Além da Ilusão (2022) e Amor Perfeito, de 167 e 161 episódios, ganharam versões com apenas 60.

A compactação também atingiu dois títulos das sete. Quanto Mais Vida, Melhor (2021) passou de 161 capítulos para 70; Vai na Fé foi de 179 para 90.

Terra e Paixão, integrada recentemente ao catálogo, foi drasticamente reduzida. A Globo tem oferecido uma versão de 120 episódios em seu site e nas feiras de televisão. O mesmo se deu com Travessia (2022), com 179 resumidos em 80.

Um Lugar ao Sol (2021) e Pantanal (2022) foram “poupadas”. Os 119 da primeira viraram 70; a segunda foi de 167 para 120.

Pipoca

Não Tem Volta - Manu Gavassi e Rafael Infante
Rafael Infante (Henrique) e Manu Gavassi (Gabriela) em Não Tem Volta (Desirée do Valle)

Não Tem Volta, comédia romântica estrelada por Rafael Infante e Manu Gavassi, como Henrique e Gabriela, estreia nos cinemas nesta quinta-feira (23). O longa narra a dificuldade de Henrique para superar o fim de seu relacionamento com Gabriela.

Sem coragem para tirar a própria vida, ele contrata um serviço de assassinos de aluguel que não permite desistência e garante sigilo sobre a identidade do executor. Só que com o aceno de Gabriela sobre uma possível reconciliação, Henrique se vê desesperado, doido para se livrar do carrasco que ele não conhece.

O elenco conta também com Betty Gofman, Diogo Vilela e Roberto Bomtempo. Não Tem Volta, dirigido por César Rodrigues e produzido pela Conspiração Filmes, será disponibilizado no streaming após a passagem pelas telonas, via Star+.

Em alta

Divertidíssimas as referências de Alessandro Marson e Thereza Falcão, responsáveis pela releitura de Elas por Elas, à obra de Cassiano Gabus Mendes, autor da trama original.

Mário Fofoca (Lázaro Ramos) descobriu que o falecido marido de Lara (Deborah Secco) foi amante de Kiki Blanche. O nome veio do papel defendido por Eva Todor em Locomotivas (1977).

Anteriormente, o detetive confrontou Rafaela Alvaray, outro dos casos de Átila (Sergio Guizé) – homônima da personagem de Marília Pêra em Brega & Chique (1987).

Em baixa

O disse-me-disse em torno dos bastidores de Dona Beja, novela da HBO Max realizada pela Floresta Produções, tem de cessar o quanto antes.

As notícias sobre problemas nas gravações, e conflitos com o diretor geral Hugo de Sousa, ofuscam qualquer informação positiva sobre o remake do clássico da Manchete. A mais recente envolve o suposto atrito de Bianca Bin com a equipe.

Uma empreitada ousadíssima como essa merece mais cuidado, dentro e fora dos estúdios.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Renascer - Chico Diaz

Chico Diaz volta à TV como padre em Renascer

Chaves - Carlos Villagrán

Carlos Villagrán, o Quico do Chaves, revela luta contra o câncer