Minissérie de Silvio de Abreu que o Globoplay disponibilizou nesta segunda-feira (13), Boca do Lixo (1990) foi uma resposta da Globo ao sucesso de Pantanal, da Manchete. A estação só não esperava o contra-ataque: O Canto das Sereias.
Um fenômeno chamado Pantanal
Pantanal arrebatou o público graças ao texto de Benedito Ruy Barbosa e à exploração de um cenário ainda desconhecido do grande público. A atmosfera “permitia” inúmeras sequências de nudez e sexo.
O êxito da produção, transmitida às 21h30, minou a linha de shows da principal concorrente – a novela das oito, Rainha da Sucata, também de Silvio de Abreu, entrava no ar às 20h30.
A Globo então recorreu às minisséries para turbinar o horário nobre. Além de Desejo, de Gloria Perez, a rede de televisão desengavetou A, E, I, O… Urca, gravada no ano anterior. Para substitui-la, Boca do Lixo, entregue à casa no ano anterior.
A obra foi produzida em tempo recorde. Roberto Talma comandou as gravações, centradas especialmente nos personagens de Reginaldo Faria, Alexandre Frota e Silvia Pfeifer, estreando na TV.
As histórias
O enredo policial, lançado na terça-feira, 17 de julho, era voltado para as relações de Cláudia (Silvia Pfeifer), musa da pornochanchada, com Henrique (Reginaldo Faria) e Tomás (Alexandre Frota) – industrial que esconde a homossexualidade com o matrimônio de fachada e o pedreiro da residência do casal.
A Manchete apresentou sua arma na disputa por audiência no dia anterior. O Canto das Sereias, narrativa de Paulo César Coutinho, seguiu a fórmula de Pantanal – ambas dirigidas por Jayme Monjardim. O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, ainda inexplorado pela telinha, abrigava as cenas ousadas.
A minissérie repercutia a influência das sereias Teoxíope (Ingra Lyberato), Aglaope (Andréia Fetter) e Parthenope (Nani Venâncio) sobre os moradores da ilha, especialmente os homens com quem elas se envolvem: Ulisses (José de Abreu), Orpheu (Luciano Quirino) e Hélio (Marcos Caruso).
Confronto direto
Apesar da história pouco convincente, O Canto das Sereias incomodou Boca do Lixo. A obra, embalada por Pantanal e seus capítulos esticados, obteve vitórias sobre a concorrente, que virou o jogo em sua segunda e última semana de exibição.
A Manchete, inclusive, deu um jeito de esticar ‘Sereias’ e afetar o penúltimo episódio de ‘Boca’. Após cinco capítulos exibidos de 16 a 20 de julho, mais três restantes entre segunda e quarta da semana seguinte (23 a 25), o canal colocou no ar um making-of da produção.
Boca do Lixo foi substituída por Riacho Doce, exibida logo após Rainha da Sucata, com a extinção da linha de shows. O mesmo se deu com La Mamma, estrelada por Dercy Gonçalves, e Araponga, novela criada especialmente para a faixa – a última tentativa da Globo de frear o avanço da concorrente.
Lamentavelmente, a Manchete não conseguiu estabelecer a produção contínua de minisséries. Ou mesmo de novelas… As crises financeiras deflagradas na primeira metade da década de 1990 culminaram com a extinção da emissora, em 1999.
GIPHY App Key not set. Please check settings