Rainha da Sucata (1990) e A Viagem (1994) ocupam o Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, entre hoje (3) e sexta-feira (7). Os cinco primeiros capítulos da novela de Silvio de Abreu, estrelada por Regina Duarte, dividem a sessão com a última semana do folhetim de Ivani Ribeiro, protagonizado por Christiane Torloni.
As duas tramas já figuraram na grade da emissora ao mesmo tempo em outra ocasião. Em 11 de abril de 94, quando A Viagem estreou às sete, Rainha da Sucata dominava o ‘Vale a Pena’. As exibições coincidiram até 16 de setembro, quando a reprise chegou ao fim, dando lugar a Tieta (1989) – também resgatada recentemente.
Com o lançamento de A Viagem, a Globo repaginou a programação. O Vídeo Show, antes restrito aos sábados, foi promovido a atração diária, ganhando o reforço de Renata Ceribelli, egressa da Cultura, e modificando o horário do Vale a Pena Ver de Novo. Rainha da Sucata, até então transmitida após o Jornal Hoje, passou a entrar na sequência do programa comandado por Miguel Falabella.
O Hoje voltava a ser veiculado em todo o Brasil após quatro anos longe de São Paulo, praça na qual a Globo exibia o São Paulo Já. Cristina Ranzolin e William Bonner estavam à frente do JH, que recuperou audiência e prestígio ao focar no público feminino, que dominava a faixa.
Para acomodar o Vídeo Show às 13h40 sem impactar o ‘Vale a Pena’, transferido para 14h10, a Globo extinguiu a Sessão Aventura, que exibia séries. Após Rainha da Sucata, a emissora transmitia a Sessão da Tarde, os melhores momentos de Os Trapalhões – o hilário Mussum morreu em 29 de julho daquele ano –, e a Escolinha do Professor Raimundo.
Outros destaques

Rainha da Sucata e A Viagem dividiram a grade da Globo com outras novelas de sucesso. Às seis, Sonho Meu, de Marcílio Moraes, centrada na luta de Cláudia (Patrícia França) para ficar com a filha Maria Carolina, a Laleska (Carolina Pavanelli). Também Tropicaliente, de Walther Negrão, ambientada nas praias paradisíacas do Ceará, nas quais Ramiro (Herson Capri) e Letícia (Silvia Pfeifer) buscavam reviver a paixão da adolescência, sem êxito.
Às oito, Fera Ferida, do mesmo Aguinaldo Silva que, coincidentemente, ocupa a faixa, agora das nove, com Três Graças. Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares também respondiam pelas desventuras de Raimundo Flamel (Edson Celulari), alquimista interessado em vingar a morte dos pais, vítimas dos poderosos de Tubiacanga. Na sequência, as mazelas do Brasil retratadas em Pátria Minha. Na trama de Gilberto Braga, honestidade e corrupção eram representadas por Alice (Cláudia Abreu) e Raul Pellegrini (Tarcísio Meira), neta e avô.
Ainda, as minisséries A Madona de Cedro e Memorial de Maria Moura, veiculadas após a linha de shows, e o lançamento do Xuxa Park nas manhãs de sábado – a TV Colosso, liderada pela sheepdog Priscila, ocupava as de segunda a sexta. Na Tela Quente, os então inéditos Olha Quem Está Falando Também (1990), Máquina Mortífera 2 (1989) e Uma Linda Mulher (1990).
1994 também foi ano de Copa do Mundo. Na decisão nos pênaltis contra a Itália, em 17 de julho, o Brasil arrebatou o tetracampeonato. A vitória devolveu aos brasileiros a alegria de acompanhar competições esportivas, aplacada pela partida de Ayrton Senna após o acidente no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1º de maio. Rainha da Sucata e A Viagem sofreram alterações de horário por conta dos jogos.
					
GIPHY App Key not set. Please check settings