3 novelas que podem substituir Além do Tempo no Globoplay Novelas

Emoções finais da trama de Elizabeth Jhin vão ao ar em dezembro

Alinne Moraes (Lívia) e Rafael Cardoso (Felipe) em Além do Tempo (Estevam Avellar / Globo)

Em breve, Além do Tempo (2015) deixa a grade do Globoplay Novelas. A trama de Elizabeth Jhin estreou em junho, inaugurando a nova fase do canal pago, antes chamado VIVA, e a faixa das 20h05 – com reapresentação às 15h25 e 4h e maratona aos domingos, 11h15.

O lançamento da substituta será dia 15 de dezembro. A apuração do site Duh Secco indica que a próxima aposta do horário, diferente de Além do Tempo, já foi reprisada pela Globo.

Cabe lembrar que, nos dias 1° e 8 do próximo mês, o Globoplay Novelas também põe no ar as sucessoras de Caras e Bocas (2009) e Celebridade (2003). Conforme antecipado na coluna do Duh, com exclusividade, o remake de Paraíso (2009) ocupa a vaga de ‘Caras’. Salve Jorge (2012) substitui Celebridade; o folhetim, sugerido aqui, foi adiantado pelo jornal Extra.

Cordel Encantado

Cordel Encantado - Bianca Bin e Cauã Reymond
Cauã Reymond (Jesuíno) e Bianca Bin (Açucena) em Cordel Encantado (João Miguel Júnior / Globo)

Apaixonados, Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond) planejam casar e viver tranquilos em Brogodó, sertão nordestino. No entanto, o destino reserva surpresas para os protagonistas de Cordel Encantado (2011). Açucena é herdeira do trono de Seráfia do Norte, reino europeu. Jesuíno é filho de Herculano (Domingos Montagner), o cangaceiro mais temido da região.

Em meio aos conflitos envolvendo suas origens, Açucena e Jesuíno precisam enfrentar Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso). O vilão é herdeiro de Januário (Reginaldo Faria), coronel que abrigou Jesuíno quando Herculano caiu no mundo. Outra inimiga do casal é Úrsula (Debora Bloch), duquesa que ambiciona o posto de Augusto (Carmo Dalla Vecchia), rei de Seráfia do Norte e pai de Açucena.

Cordel Encantado encantou o público das seis! A novela de Duca Rachid e Thelma Guedes detém a segunda melhor média de audiência do horário na década passada – 25,9 pontos, atrás apenas dos 27 de Eta Mundo Bom! (2016). Resgatada pelo Vale a Pena Ver de Novo em 2019, ‘Cordel’ turbinou os números da sessão, baixos durante os repetecos de Celebridade e Belíssima (2005).

Flor do Caribe

Flor do Caribe - Grazi Massafera e Henri Castelli
Grazi Massafera (Ester) e Henri Castelli (Cassiano) em Flor do Caribe (João Miguel Júnior / Globo)

A paradisíaca Vila dos Ventos, Rio Grande do Norte, abriga o romance de Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli). Os dois são separados por um “amigo” em comum, Alberto Albuquerque (Igor Rickli). O malvado de Flor do Caribe (2013) articula um plano que coloca Cassiano nas mãos de um mafioso da Guatemala. Enquanto busca pelo amado, Ester descobre-se grávida.

Após anos prisioneiro, trabalhando em uma mina de diamantes, Cassiano volta à cidade e encontra Ester casada com Alberto, tratado como pai por Samuca (Vitor Figueiredo). Cassiano e Ester se unem para desmascarar o responsável pela separação deles. As investigações sobre a família Albuquerque levam à descoberta de que Dionísio (Sérgio Mamberti), avô de Alberto, é um carrasco nazista.

Flor do Caribe impactou os espectadores com as cenas de ação dos pilotos da Força Aérea Brasileira, como Cassiano. Ainda, bons coadjuvantes, casos de Guiomar (Cláudia Netto), mãe de Alberto, e Donato (Luiz Carlos Vasconcelos), preso ao assumir o atropelamento cometido pelo filho, o ambicioso Hélio (Raphael Vianna). A trama de Walther Negrão foi reapresentada na mesma faixa da exibição original, 18h, durante a pandemia de Covid-19.

Totalmente Demais

Totalmente Demais - Marina Ruy Barbosa
Marina Ruy Barbosa como Eliza em Totalmente Demais (Renato Rocha Miranda / Globo)

Ao fugir do assédio do padrasto, Eliza (Marina Ruy Barbosa) é acolhida por Jonatas (Felipe Simas). Os dois vivem nas ruas até que ela, vendendo flores, cruza o caminho de Arthur (Fabio Assunção). O dono da agência de modelos Excalibur vê na mocinha de Totalmente Demais (2015) a possibilidade de vencer a aposta sobre um concurso de modelos estabelecida com Carolina (Juliana Paes), editora de uma revista de moda.

Arthur transforma Eliza em uma bem-sucedida profissional. Carolina reage mal ao sentir que está perdendo tanto a aposta quanto o homem que queria para pai de seu filho. Eliza, por sua vez, segue próxima de Jonatas. A jovem também faz importantes descobertas sobre seu passado, como a ligação com Germano (Humberto Martins), presidente da Bastille, indústria de cosméticos da esposa dele, Lili (Vivianne Pasmanter).

Escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman, Totalmente Demais elevou a moral do horário das sete. Os capítulos finais, centrados na indecisão de Eliza sobre Jonatas e Arthur, fizeram a novela superar o Jornal Nacional e o folhetim das nove, Velho Chico. Em 2020, quando reprisada na mesma faixa por conta da pandemia, a trama rendeu 29,5 pontos de média geral, acima do resultado atingido na exibição original (27,3).

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

A Viagem - Christiane Torloni - Rainha da Sucata - Regina Duarte

Você sabia? Rainha da Sucata e A Viagem já dividiram a grade da Globo

Fascinação - Marcos Damigo e Regiane Alves

Streaming gratuito do SBT resgata Fascinação, de Walcyr Carrasco