A reprise de Alma Gêmea (2005) em Vale a Pena Ver de Novo se aproxima do fim e a expectativa do público quanto à substituta é grande. Muitos acreditam que a Globo fará o anúncio do próximo título da sessão no UpFront 2025, evento sobre lançamentos e programação realizado na noite desta quarta-feira (16), com transmissão ao vivo via Globoplay.
O site Duh Secco lista abaixo três obras que, nas últimas semanas, estiveram no radar dos envolvidos na escolha, fundamental para a grade – o ‘Vale a Pena’ impacta diretamente o chamado horário nobre, entregando bem (ou não) para a novela das seis.
Alma Gêmea, cabe salientar, cumpre a função com louvor. Na Grande São Paulo, praça de maior relevância para o mercado publicitário, a média parcial de audiência é de 16,2 pontos, acima dos 13,1 de média geral registrados pela antecessora Paraíso Tropical (2007).
Avenida Brasil
Fenômeno na TV e nas redes sociais, Avenida Brasil (2012) figurou no Vale a Pena Ver de Novo em 2019. As comemorações dos 60 anos da Globo servem de justificativa para a segunda reapresentação – e não será surpresa se a trama, caso não seja a eleita da vez, dê o ar da graça no ano que vem.
A sinopse desenvolvida por João Emanuel Carneiro está centrada nos conflitos de Carminha (Adriana Esteves) e Rita/Nina (Débora Falabella). No passado, após roubar as economias do marido, Carminha enviou a enteada (então vivida por Mel Maia), para um lixão. Depois de alimentar o desejo de vingança por anos; Rita/Nina se infiltra na casa que a inimiga divide com o esposo Tufão (Murilo Benício) e a família dele, planejando destruí-la.
Avenida Brasil marcou a faixa das nove, com uma narrativa próxima da linguagem das séries. O êxito popular rendeu, inclusive, tratamento diferenciado quando resgatada pelo ‘Vale a Pena’, com direito ao histórico efeito de encerramento dos capítulos, o que não era usual até então.
O Outro Lado do Paraíso
Walcyr Carrasco é garantia de sucesso em todos os horários. Justamente por isso, O Outro Lado do Paraíso (2017) desponta como uma das favoritas à vaga de Alma Gêmea em Vale a Pena Ver de Novo. Os números de audiência favorecem a escolha; as críticas ao roteiro jogam contra.
Em cena, as investidas de Clara (Bianca Bin) para minar o poderio de Sophia (Marieta Severo), ex-sogra que a jogou em um manicômio com o auxílio de um psiquiatra, um delegado e um juiz. Também as tentativas de Gael (Sergio Guizé), ex-marido agressor de Clara de reconquistá-la, numa disputa com outro mau-caráter Renato (Rafael Cardoso). A protagonista só encontra a paz nos braços de seu advogado, Patrick (Thiago Fragoso).
O Outro Lado do Paraíso enfrentou baixos índices em seu início, mas chegou ao fim com uma das melhores médias das nove na década passada: 38,2 pontos. Porém, as falas homofóbicas, racistas e capacitistas disparadas por boa parte dos personagens irritaram muitos espectadores.
A Dona do Pedaço
Também de Walcyr Carrasco, A Dona do Pedaço (2019), tal qual Alma Gêmea, aposta em elementos clássicos do folhetim, sem problemas de conteúdo tão gritantes quanto os de O Outro Lado do Paraíso e com um “sabor de novidade” que Avenida Brasil, para a sessão, já não tem.
A heroína Maria da Paz (Juliana Paes) reconstrói a vida em São Paulo, empreendendo com os bolos que aprendeu a fazer com a avó, Dulce (Fernanda Montenegro). O passado, no entanto, não a abandona. A filha Josiane (Agatha Moreira) tem o “sangue ruim” dos parentes dela e do noivo Amadeu (Marcos Palmeira), de quem se separou por uma desavença familiar. Ainda, a descoberta de duas sobrinhas: Fabiana (Nathalia Dill) e Vivi Guedes (Paolla Oliveira).
Com Vivi, influenciadora digital, a Globo faturou como nunca! A personagem extrapolou a ficção, estrelando ações comerciais nos intervalos de A Dona do Pedaço, transmitida às nove.
GIPHY App Key not set. Please check settings