Um dos sucessos do Globoplay é o Projeto Resgate, que traz para a plataforma de streaming grandes clássicos da nossa teledramaturgia.
O projeto vai até 2027, sempre com a missão de disponibilizar o máximo de novelas possíveis.
A última trama que entrará na plataforma é um verdadeiro marco da nossa TV: Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair.
Encerrando com chave de ouro
Em seu perfil no X, antigo Twitter, Erick Brêtas, ex-diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, anunciou que o folhetim estrelado por Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti e Cláudio Marzo será o ponto final do Resgate.
Brêtas deixou claro que a novela foi preservada apenas em sua versão condensada:
“[Serão] os 133 capítulos do compacto da edição original de 1970. É a sobrevivente mais antiga do acervo. Simbolicamente, vai encerrar o Projeto Resgate em 2027”.
Reprise de manhã e DVD
O compacto mencionado por Erick, provavelmente, vem de uma exibição da obra de Janete Clair dentro do programa TV Mulher, que revolucionou as manhãs da Globo. A reprise dentro da revista feminina foi de setembro de 1981 a março de 1982.
Essa versão já foi colocada à venda em 2011 pela Globo Marcas, que lançou no mercado um box com 8 DVDs da trama. O original, no ar entre 1970 e 1971, contou com 328 capítulos. Ou seja: quase metade do folhetim se perdeu ao longo dos anos.
Irmãos Coragem foi um ponto de virada dentro da Globo. Seguindo a linguagem contemporânea adotada por Beto Rockfeller (1968, Tupi), a novela levou a rede à liderança de audiência, ligando o país pelas emoções dos irmãos João (Tarcísio), Jerônimo (Cavalcanti) e Duda (Marzo).
Despedida
A informação sobre a trama de Janete Clair foi a última dada por Erick Brêtas, que deixou a Globo após quase três décadas de parceria.
“Amigos, hoje anuncio o fim de uma jornada de 26 anos na Globo. Cumpri os objetivos que combinei com a empresa em 2019, quando reassumi o Globoplay, e aos 49 anos de idade tomei a decisão de seguir em frente para um novo ciclo pessoal e profissional”, escreveu em seu perfil no X, no último dia 5.
Em seu texto, Brêtas destacou o crescimento do Globoplay e principalmente a criação da marca Original, para séries e documentários. Ainda, a evolução dos canais a cabo, como Sportv e Multishow, e a entrada do Premiere no streaming. Erick garantiu que os projetos Resgate e Fragmentos seguem firmes na plataforma.
“Obrigado à Globo, à família Marinho, aos colegas e equipes da empresa e aos parceiros do mercado por tudo o que fizemos juntos. Continuarei torcendo pelo sucesso de cada um e buscando contribuir para que o conteúdo brasileiro siga voando cada vez mais alto”, finalizou.
Manuel Belmar, atual diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura, assumirá o posto de Erick Brêtas. O diretor está na Globo desde 2003 e fez parte da integração dos negócios do grupo. Ele se destacou por reduzir os custos e mudar a política de contratos com artistas da casa. Se Manuel levar tal experiência para a plataforma, é possível que cortes sejam feitos.
GIPHY App Key not set. Please check settings