Globoplay escala clássico para finalizar resgate de novelas da Globo

Irmãos Coragem, de Janete Clair, já tem data para estrear na plataforma de streaming

Cláudio Marzo (Duda), Zilka Salaberry (Sinhana), Tarcísio Meira (João) e Cláudio Cavalcanti (Jerônimo) em Irmãos Coragem (Reprodução / IMDB)

Um dos sucessos do Globoplay é o Projeto Resgate, que traz para a plataforma de streaming grandes clássicos da nossa teledramaturgia.

O projeto vai até 2027, sempre com a missão de disponibilizar o máximo de novelas possíveis.

A última trama que entrará na plataforma é um verdadeiro marco da nossa TV: Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair.

Encerrando com chave de ouro

Em seu perfil no X, antigo Twitter, Erick Brêtas, ex-diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, anunciou que o folhetim estrelado por Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti e Cláudio Marzo será o ponto final do Resgate.

Brêtas deixou claro que a novela foi preservada apenas em sua versão condensada:

“[Serão] os 133 capítulos do compacto da edição original de 1970. É a sobrevivente mais antiga do acervo. Simbolicamente, vai encerrar o Projeto Resgate em 2027”.

Reprise de manhã e DVD

O compacto mencionado por Erick, provavelmente, vem de uma exibição da obra de Janete Clair dentro do programa TV Mulher, que revolucionou as manhãs da Globo. A reprise dentro da revista feminina foi de setembro de 1981 a março de 1982.

Essa versão já foi colocada à venda em 2011 pela Globo Marcas, que lançou no mercado um box com 8 DVDs da trama. O original, no ar entre 1970 e 1971, contou com 328 capítulos. Ou seja: quase metade do folhetim se perdeu ao longo dos anos.

Irmãos Coragem foi um ponto de virada dentro da Globo. Seguindo a linguagem contemporânea adotada por Beto Rockfeller (1968, Tupi), a novela levou a rede à liderança de audiência, ligando o país pelas emoções dos irmãos João (Tarcísio), Jerônimo (Cavalcanti) e Duda (Marzo).

Despedida

A informação sobre a trama de Janete Clair foi a última dada por Erick Brêtas, que deixou a Globo após quase três décadas de parceria.

“Amigos, hoje anuncio o fim de uma jornada de 26 anos na Globo. Cumpri os objetivos que combinei com a empresa em 2019, quando reassumi o Globoplay, e aos 49 anos de idade tomei a decisão de seguir em frente para um novo ciclo pessoal e profissional”, escreveu em seu perfil no X, no último dia 5.

Em seu texto, Brêtas destacou o crescimento do Globoplay e principalmente a criação da marca Original, para séries e documentários. Ainda, a evolução dos canais a cabo, como Sportv e Multishow, e a entrada do Premiere no streaming. Erick garantiu que os projetos Resgate e Fragmentos seguem firmes na plataforma.

“Obrigado à Globo, à família Marinho, aos colegas e equipes da empresa e aos parceiros do mercado por tudo o que fizemos juntos. Continuarei torcendo pelo sucesso de cada um e buscando contribuir para que o conteúdo brasileiro siga voando cada vez mais alto”, finalizou.

Manuel Belmar, atual diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura, assumirá o posto de Erick Brêtas. O diretor está na Globo desde 2003 e fez parte da integração dos negócios do grupo. Ele se destacou por reduzir os custos e mudar a política de contratos com artistas da casa. Se Manuel levar tal experiência para a plataforma, é possível que cortes sejam feitos.

Escrito por Fabio Marckezini

Fabio Marckezini é jornalista e escreve sobre televisão desde 2017. No YouTube, ele resgata a história da televisão por meio de seu canal, o Arquivo Marckezini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Marron Glacé - Mila Moreira e Yara Cortes

Artistas de Marron Glacé que deixaram saudades

Encontro - Patrícia Poeta

Encontro transforma destaque de Terra e Paixão em repórter especial