O Globoplay abre 2024 com um novo segmento dedicado ao acervo da Globo. Intitulado Fragmentos, o projeto visa resgatar novelas com pouquíssimos capítulos preservados – entre 2 e 20, apenas. Serão 28 títulos. A lista, certamente, inclui Sol de Verão, escrita por Manoel Carlos.
Exibida às oito entre outubro de 1982 e março de 1983, a trama ficou marcada pela despedida de Jardel Filho. O intérprete do protagonista Heitor sofreu um infarto fulminante em fevereiro de 83, precipitando o término do folhetim. Maneco, em depressão, se afastou do trabalho e da emissora.
Oito episódios e nada mais
Em julho, quando questionado por usuários do X (antigo Twitter) sobre Sol de Verão, Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, revelou que a íntegra da produção não existe mais.
“‘Sol de Verão’, infelizmente, se perdeu. Dos 137 capítulos originais, restaram apenas oito. Não temos a versão de licenciamento internacional. A novela foi exibida em 1982. É improvável que alguém tenha gravado em VHS. Caso tenha, pode entrar em contato aqui”, afirmou Brêtas.
Logo, é provável que a obra esteja entre as 28 integrantes do projeto Fragmentos. Quatro delas serão ofertadas aos assinantes do Globoplay em janeiro: O Rebu (1974), Estúpido Cupido (1976), Chega Mais (1980) e Coração Alado (1980).
Uma história de amor
Sol de Verão abordava a relação de Laura (Beatriz Segall), Rachel (Irene Ravache) e Clara (Debora Bloch), avó, filha e neta. Ao optar pelo fim do casamento aparentemente feliz com Virgílio (Cecil Thiré), Rachel causa reações adversas tanto em Laura quanto em Clara. As três se mudam para um sobrado no Rio de Janeiro, onde passam a conviver com Heitor e Abel (Tony Ramos).
Mecânico do tipo grosseirão, Heitor acolhe Abel, pessoa com deficiência auditiva que desconhece a própria origem. Rachel chega a se interessar pelo rapaz, envolvido por Clara, mas acaba mesmo apaixonada por Heitor – que disputa a atenção dela com o vizinho Horácio (Paulo Figueiredo).
A novela lançou moda, com os trajes de banho coloridíssimos que dominavam a abertura. A fabricante de cosméticos Davene aproveitou o êxito da trama pra lançar um bronzeador batizado Sol de Verão. A trilha sonora também fez sucesso. O repertório nacional contava com expoentes do Rock BR, movimento que ganhou força na década de 80, como Blitz, Lulu Santos e Rádio Táxi.
GIPHY App Key not set. Please check settings