Remake de Saramandaia passa por atualização no Globoplay

Vera Holtz (Dona Redonda) e Aracy Balabanian (Dona Pupu) em Saramandaia (Renato Rocha Miranda / Globo)

O remake de Saramandaia foi totalmente repaginado pelo Globoplay nesta segunda-feira (18). O projeto Originalidade, que atualiza conteúdos já disponíveis na plataforma de streaming, contemplou a novela das onze, agora com vinhetas e qualidade de imagem e som originais.

O clássico de Dias Gomes, concebido em 1976, foi revisitado por Ricardo Linhares. O autor preservou tramas e personagens, intensificou o romance e mudou o tom: as figuras exóticas, que buscavam liberdade em tempos de ditadura, passaram a lutar contra a intolerância.

Paixões proibidas

Saramandaia - José Mayer e Lilia Cabral
Lilia Cabral (Vitória) e José Mayer (Zico Rosado) em Saramandaia (Raphael Dias / Globo)

A principal alteração envolveu o coronel Zico Rosado (José Mayer), tipo conservador que, por interesses pessoais, resistia à mudança do nome da cidade – de Bole-bole para Saramandaia. Zico resistia ao romance com Vitória Vilar (Lilia Cabral), herdeira de um desafeto dos Rosado, Tibério (Tarcísio Meira).

No passado, Tibério viveu uma história semelhante à da filha. Ele e Candinha (Fernanda Montenegro) foram impedidos de ficarem juntos; ela então se casou com o pai de Zico.

Tibério e Vitória eram “seres fantásticos”, como quase todos os habitantes do lugarejo. Ricardo Linhares seguiu a linha adotada por Dias Gomes, utilizando expressões populares para aplicar características extraordinárias nos personagens criados para a releitura.

Assim, enquanto o fazendeiro criava raízes de tanto ficar em casa, Vitória “se derretia” sempre que estava na presença do amado.

Realismo fantástico

Saramandaia - Chandelly Braz e Sergio Guizé
Chandelly Braz (Marcina) e Sergio Guizé (João Gibão) em Saramandaia (Alex Carvalho / Globo)

Outras máximas levadas ao pé da letra, herdadas da primeira versão de Saramandaia, envolviam o coração saindo pela boca de Seu Cazuza (Marcos Palmeira) nos momentos de nervosismo, Marcina (Chandelly Braz) pegando fogo quando excitada e Dona Redonda (Vera Holtz) explodindo de tanto comer.

Com direção artística de Denise Saraceni, Saramandaia reúne nomes como Sergio Guizé, Gabriel Braga Nunes, Débora Bloch, Renata Sorrah, Matheus Nachtergaele, Fernando Belo, Leandra Leal, Aracy Balabanian, Ana Beatriz Nogueira, Marcos Pasquim, Luiz Henrique Nogueira, Ângela Figueiredo, entre outros.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Elas por Elas - Deborah Secco e Eva Wilma

Detalhe no cenário de Elas por Elas entrega homenagem à primeira versão

Pantanal - Marcos Palmeira

Como está a fila de novelas da Globo?