A temporada 2024 do Globo Repórter estreia nesta sexta-feira (16). O programa conduzido por Sandra Annenberg retorna com um especial sobre os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
O destaque da reportagem fica por conta da participação de Ilze Scamparini, que é correspondente da Globo na Itália e que virou um símbolo do Brasil no país europeu. Ilze irá mostrar o Porto de Gênova, local de embarque dos navios que seguiam para o Brasil.
Os espectadores vão conhecer as dificuldades que os italianos enfrentaram durante as viagens e o receio dos tripulantes em enfrentar um país totalmente desconhecido.
O repórter Mário Bonella vai até o Espírito Santo, onde desembarcou La Sofia, primeira embarcação com imigrantes italianos, em 1874.
A reportagem entrevistou Dona Itália, que nasceu a bordo do Biancamano, navio que trouxe cerca de 400 famílias italianas para a Bahia.
Um pedaço da Itália no Brasil
A cidade de São Paulo não ficará de fora. A capital paulista carrega muito da cultura italiana na culinária, no esporte e nas construções.
A reportagem foi ao tradicional bairro da Mooca, reduto dos italianos e de seus descendentes.
Sandra Annenberg visitou a casa de um dos fundadores do Clube Atlético Juventus, time de futebol que tem a simpatia de inúmeros torcedores.
Uma nova temporada
No comando do Globo Repórter desde 2019, Sandra não esconde a empolgação pela nova temporada do programa, que completará 51 anos em abril.
“Queremos levar o público a ter novas descobertas toda semana! Pensamos em uma diversidade de temas que certamente vai encantar e surpreender. Lugares que vamos desbravar, delícias produzidas no Brasil, gente que preserva a cultura, as tradições e o meio ambiente. Espero que o público sinta tanto prazer em assistir quanto nós estamos tendo em fazê-la”, adianta a jornalista.
GIPHY App Key not set. Please check settings