É notável o crescimento e a importância que o streaming tem na vida dos espectadores. Porém, mesmo com todo o sucesso que as plataformas conquistaram, a TV aberta segue firme na preferência do público. A Globo ainda domina tal segmento com folga. O YouTube ocupa a vice-liderança.
Segundo o site Canal do Vannucci, uma pesquisa da Cross Platform View, da Kantar Ibope Media, mostra que, em novembro, a TV aberta somou 70,9% do consumo total de audiovisual. Já as plataformas digitais ficaram com 29,1% do total consumido.
Segundo a matéria, o streaming teve um leve crescimento comparado com o mês anterior. Em outubro, a pesquisa mostrava um índice de 28,6%. Já a TV aberta teve uma leve queda – 71,4% foi a marca anterior.
Forte e viva
O estudo atesta a força que a TV aberta ainda tem no Brasil. São mais de 31 milhões de pessoas que, em apenas em um dia, estão ligadas na frente da televisão. Já o streaming tem 28,6 milhões de acessos ao dia.
As emissoras, que transmitem uma programação gratuita, atingem de forma direta um país de dimensão continental, chegando em locais nos quais, muitas vezes, é difícil acessar a internet.
A Globo, aliás, mantém uma vantagem e tanto! No levantamento da Cross Platform View, com o ranking dos serviços assistidos no Brasil, a emissora mostra força, com 28% de share. O grande concorrente, em segundo lugar, é de outro segmento: YouTube, com 13,9%.
Na sequência, Record (9,5%), TV Paga (7,5%), SBT (6,4%), Netflix (3,3%), TikTok (3,3%) e Globoplay (0,75%) – à frente do Prime Video (0,63%), da HBO Max (0,2%) e de outros serviços do mesmo tipo.
GIPHY App Key not set. Please check settings