No Programa Silvio Santos deste domingo (3), Patricia Abravanel anunciou, durante o quadro Nada Além de Um Minuto, que o SBT vai reabrir as inscrições para o Show do Milhão em breve. O anúncio veio em meio à briga judicial pelo formato.
O canal acionou o STJ (Superior Tribunal de Justiça) em busca do direito de produzir o clássico que alavancou a audiência tempos atrás. Agora, o Show do Milhão, formato já conduzido por Silvio Santos, é motivo de uma briga de gigantes.
Tudo começou em 2021, quando a emissora anunciou a volta do quiz show sob o comando de Celso Portiolli – com patrocínio da empresa PicPay. O programa caiu no gosto do público e ampliou o público das noites de sexta-feira.
Quem não gostou nada da investida foi a Sony, que notificou o SBT, alegando que a rede de televisão fez um “aproveitamento parasitário” do Quem Quer Ser um Milionário?, formato que pertence à produtora. A atração em questão faz parte do Domingão com Huck.
É coisa nossa?!
Com a investida da Sony, o SBT foi proibido de produzir e exibir uma nova temporada do Show do Milhão.
Segundo a Folha de São Paulo, a rede de Silvio Santos contra-atacou, afirmando que o programa foi uma criação própria e que, por isso, a acusação de plágio é improcedente.
A produtora, contudo, relembrou a investida na justiça contra o canal em 1999, assim que o game fez sua estreia na telinha.
As decisões da Justiça
A Sony afirma que, na época, foi provado que o Show do Milhão era uma cópia do Who Wants to Be a Millionaire?, que entrou no ar em 1998 pela ITV, da Inglaterra, e logo se espalhou pelo mundo.
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) deu causa ganha para a produtora na primeira e na segunda instância. O SBT fez uma apelação e o processo foi direto para o STJ, que julgará o recurso da emissora ainda em 2024.
Agora é aguardar para ver quem vai vencer esse braço de ferro poderoso…
GIPHY App Key not set. Please check settings