Muitas vezes, o YouTube nos surpreende com raridades da televisão, recuperadas por colecionadores e especialistas que cuidam da história da TV e da comunicação brasileira. Um dos vídeos raros que surgiram recentemente, para a alegria dos internautas, contempla a edição de 10 de janeiro de 1982 do Troféu Imprensa, conduzida por Silvio Santos.
A escolha dos melhores de 1981 ocorreu cerca de quatro meses após a inauguração do SBT.
Silvio apresentou a premiação que contava com Sonia Abrão, Leão Lobo, Ferreira Neto, entre outros, no júri. Naquela época a televisão era o principal veículo de comunicação do país e o prêmio era levado de forma séria, por artistas, público e jornalistas.
A volta de Wagner Montes
Categorias como melhor canção, cantora, cantor, atriz e ator já estavam lá. Também competições pitorescas, como a escolha do melhor seriado do ano – CHiPs foi o grande vencedor. Já o melhor desenho infantil foi Tom e a Jerry, superando Pica Pau e Popeye.
O momento mais emocionante envolveu a votação do melhor jurado da TV. Wagner Montes venceu a categoria.
Em novembro de 1981, ele sofreu um acidente com um triciclo elétrico no Rio de Janeiro e precisou amputar a perna direita. De cadeira de rodas, Wagner entrou no palco e foi aplaudido por todos, sem esconder a emoção.
Homenagem aos imigrantes
O prêmio de melhor novela de 1981 ficou com Os Imigrantes, da Band, derrotando Baila Comigo e Ciranda de Pedra, da Globo.
Alguns jurados criticaram a postura da emissora do Morumbi, que afastou o autor Benedito Ruy Barbosa do texto; muitos temiam que Os Imigrantes, terrivelmente esticada, perdesse o rumo.
Ter esse vídeo em mãos é importante pelo fato de conhecermos a história da televisão, muitas vezes negligenciada pelas próprias emissoras. São anônimos, que não ganham nada, ajudando a preservar a memória de um país.
Confira:
GIPHY App Key not set. Please check settings