Elas por Elas, que a Globo exibe às seis, ainda enfrenta problemas de audiência. Pena. A releitura de Thereza Falcão e Alessandro Marson para a obra de Cassiano Gabus Mendes é agradável. E está melhor ainda com os ajustes que, no entender deste colunista, estão atrelados à direção.
A novela não passou por alterações significativas de trama, personagens e diálogos. O ritmo, porém, é outro. A assinatura da diretora artística Amora Mautner, todos sabem, é sempre marcante. No caso, tão marcante que acabou ofuscando o enredo e o elenco nas primeiras semanas.
Pra lá e pra cá
Os tipos criados por Thereza e Alessandro movimentavam-se o tempo todo – algo que não parecia rubrica de roteiro.
As câmeras percorriam os cenários, como se buscassem seus habitantes, sempre em atividade. O sentar e levantar, apanhar objetos e, no caso de Lara (Deborah Secco), engatinhar e andar por cima do sofá, eram desgastantes.
As “piruetas” envolviam até mesmo figuras mais contidas, como Natália (Mariana Santos) e Helena (Isabel Teixeira).
Além disso, os atores pareciam tomados por cacoetes. Mateus Solano, quando não gesticulava com as mãos, arrumava a franja. Rayssa Bratillieri assoprava os fios de cabelo que insistiam em cair no seu rosto.
Com tanto movimento, as falas e os arcos, dramáticos ou cômicos, acabavam em segundo plano.
Reflexo positivo
Elas por Elas não parece uma novela no horário errado, como muitos repetem redes sociais afora. A direção é que parecia não casar com o texto. Enquanto diálogos e situações seguiam o humor sutil de Cassiano Gabus Mendes, a condução remetia às comédias escrachadas de Silvio de Abreu.
Com a redução da movimentação, a narrativa teve a chance de sobressair.
Cabe salientar que a releitura tem elementos comuns, e certeiros, à faixa das seis: Helena, a mulher ferida que quer destruir o ex-marido; Giovanni (Filipe Bragança) e o segredo em torno de sua origem; a batalhadora Renée (Maria Clara Spinelli) e seus conflitos familiares…
É evidente que os ajustes não garantem o reencontro com a audiência. Porém, para quem acompanha Elas por Elas desde o início ou para quem chega agora, o espetáculo está mais interessante.
GIPHY App Key not set. Please check settings