Ajuste na direção favorece texto e elenco de Elas por Elas

Novela das seis padecia com movimentação excessiva e cacoetes de atores e atrizes

Deborah Secco como Lara em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Elas por Elas, que a Globo exibe às seis, ainda enfrenta problemas de audiência. Pena. A releitura de Thereza Falcão e Alessandro Marson para a obra de Cassiano Gabus Mendes é agradável. E está melhor ainda com os ajustes que, no entender deste colunista, estão atrelados à direção.

A novela não passou por alterações significativas de trama, personagens e diálogos. O ritmo, porém, é outro. A assinatura da diretora artística Amora Mautner, todos sabem, é sempre marcante. No caso, tão marcante que acabou ofuscando o enredo e o elenco nas primeiras semanas.

Pra lá e pra cá

Os tipos criados por Thereza e Alessandro movimentavam-se o tempo todo – algo que não parecia rubrica de roteiro.

As câmeras percorriam os cenários, como se buscassem seus habitantes, sempre em atividade. O sentar e levantar, apanhar objetos e, no caso de Lara (Deborah Secco), engatinhar e andar por cima do sofá, eram desgastantes.

As “piruetas” envolviam até mesmo figuras mais contidas, como Natália (Mariana Santos) e Helena (Isabel Teixeira).

Além disso, os atores pareciam tomados por cacoetes. Mateus Solano, quando não gesticulava com as mãos, arrumava a franja. Rayssa Bratillieri assoprava os fios de cabelo que insistiam em cair no seu rosto.

Com tanto movimento, as falas e os arcos, dramáticos ou cômicos, acabavam em segundo plano.

Reflexo positivo

Elas por Elas - Isabel Teixeira
Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Elas por Elas não parece uma novela no horário errado, como muitos repetem redes sociais afora. A direção é que parecia não casar com o texto. Enquanto diálogos e situações seguiam o humor sutil de Cassiano Gabus Mendes, a condução remetia às comédias escrachadas de Silvio de Abreu.

Com a redução da movimentação, a narrativa teve a chance de sobressair.

Cabe salientar que a releitura tem elementos comuns, e certeiros, à faixa das seis: Helena, a mulher ferida que quer destruir o ex-marido; Giovanni (Filipe Bragança) e o segredo em torno de sua origem; a batalhadora Renée (Maria Clara Spinelli) e seus conflitos familiares…

É evidente que os ajustes não garantem o reencontro com a audiência. Porém, para quem acompanha Elas por Elas desde o início ou para quem chega agora, o espetáculo está mais interessante.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

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