Quem é José Roberto Burnier? Jornalista da Globo passou por cirurgia no coração

Apresentador do SP2 sentiu-se mal após plantão de Ano Novo

José Roberto Burnier no comando do SP2 (Reprodução / Globo)

Âncora do SP2, da Globo, José Roberto Burnier ganhou uma nova chance no final de 2023. No último dia 29, ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência após sentir-se mal durante a apresentação do telejornal.

Burnier está na Globo desde 1983 e, com a saída de Carlos Tramontina da emissora em 2022, assumiu o comando do jornal local.

Do interior para a capital

A carreira do jornalista começou nos anos 1980, quando ele foi contratado como estagiário da EPTV, afiliada da Globo em Campinas. O jovem repórter agradou e acabou escalado para integrar a equipe do Globo Rural.

Em 1988, ele se mudou para São Paulo, onde fez inúmeras coberturas importantes, como as eleições de 1989, as manifestações contra o presidente Fernando Collor de Mello, entre outros fatos.

Em 1994, José Roberto Burnier deixou as ruas para comandar o Bom Dia São Paulo, permanecendo no estúdio por dois anos.

Em busca da notícia

Assim que deixou a bancada do noticiário, ele voltou à reportagem, enfrentando duas coberturas difíceis: a explosão do Osasco Plaza Shopping e a queda do avião Fokker-100 da TAM.

Em 2004, Burnier deixou o Brasil e assumiu o posto de correspondente da Globo em Buenos Aires, na Argentina.

Com a experiência adquirida fora do Brasil, ele se tornou um repórter “em deslocamento”, viajando o país e o mundo sempre que a cobertura de grandes fatos pedia. Foi o que ocorreu em 2010, quando 33 mineiros permaneceram soterrados por 17 dias no deserto do Atacama, no Chile, e em 2013, com o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Enfrentando as adversidades

Em 2018, José Roberto Burnier voltou a comandar um telejornal, na Globonews. Porém, no ano seguinte, ele se afastou do trabalho para tratar um câncer na língua. Mesmo longe dos estúdios, o jornalista cumpria o expediente de casa, mostrando que estava bem.

A volta à redação se deu em meados de 2021, durante a pandemia de Covid-19, no comando do Conexão GloboNews.

Recuperado do susto do último dia 29, Burnier postou uma foto sua no hospital, mostrando que ganhou uma nova chance no ano novo.

“Ganhei minha 3ª vida, graças a Deus! Muito obrigado pelas mensagens de apoio. Ótimo 2024 pra todos!”, escreveu o jornalista nas redes sociais.

Confira:

Escrito por Fabio Marckezini

Fabio Marckezini é jornalista e escreve sobre televisão desde 2017. No YouTube, ele resgata a história da televisão por meio de seu canal, o Arquivo Marckezini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Amor Perfeito - Camila Queiroz, Diogo Almeida e Levi Asaf

Confira os vencedores do Melhores do Ano 2023

Fuzuê - Fernanda Rodrigues e Maria Flor Samarão

Globo fatura alto com o mesmo comercial em três novelas