Hoje é dia de festa! Silvio Santos completa 93 anos de vida. Longe da TV desde 2021, o animador deixou o caminho aberto para Patricia Abravanel, sua sucessora no famoso dominical do SBT.
Por 60 anos, o dono do Baú ocupou tal espaço, alegrando os domingos dos brasileiros. Listamos 10 atrações comandadas por Silvio que marcaram a história da TV brasileira.
Show de Calouros
Silvio Santos não escondia o prazer de comandar o Show de Calouros, que, nos anos 1980, virou uma das principais atrações do SBT. Sérgio Mallandro, Aracy de Almeida, Pedro de Lara, Sônia Lima, Wagner Montes, Flor, entre outros, faziam parte do júri, que era um show à parte.
Topa Tudo Por Dinheiro
De 1991 até 2001, o ‘Topa Tudo’ foi a “terapia” de Silvio. O programa batia a Globo nas noites de domingo com as Câmeras Escondidas, além das brincadeiras insanas no palco e no auditório. O bordão “quem quer dinheiro?” virou mania nacional.
Show do Milhão
Na virada de 1999 para 2000, o “patrão” deixou as brincadeiras de lado para fazer perguntas de todos os tipos. O público, que vibrava a cada resposta correta dos participantes do Show do Milhão, também testava seus conhecimentos. O sucesso foi tanto que o formato virou jogo de computador e tabuleiro.
Qual é a Música
Inspirado na atração americana Name That Tune, o Qual é a Música atravessou gerações e foi um dos hits do Programa Silvio Santos. O maior vencedor do game show musical foi Ronnie Von, com 25 vitórias consecutivas.
Em Nome do Amor
Desde os anos 1960, Silvio comandou programas de namoro. Muitos casais se conheceram e se casaram no palco. Na década de 1990, o apresentador apostou na mistura da paquera com homenagens a artistas, histórias de superação e reencontros.
Cidade x Cidade
No final dos anos 1960, o apresentador decidiu criar uma disputa entre cidades, que buscavam o prêmio máximo: uma ambulância 0km. O sucesso foi tão grande que a audiência da atração quase bateu a chegada do homem à lua. Em 1988, Gugu Liberato fez sua estreia nos domingos do SBT comandando uma nova versão do projeto.
Pião da Casa Própria
Os fregueses do Baú da Felicidade pagavam em dia o carnê para terem a chance de ir ao palco e rodar o pião na frente de Silvio Santos. Quem tirava o número maior, levava a tão sonhada casa própria.
Porta da Esperança
A emoção é a fórmula que os apresentadores comumente usam em seus programas. Silvio criou um formato simples: pessoas iam à televisão pedir de tudo, não havia regras. A expectativa ficava em torno de uma porta imensa, que revelaria se o convidado teria seu desejo atendido ou não.
Troféu Imprensa
Criação de Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa foi dominado por Silvio Santos. O “Oscar da Televisão Brasileira”, que premia os melhores do vídeo e da música, está fora do ar desde 2019.
Casa dos Artistas
Esse foi um dos programas mais ousados que Silvio apresentou. Pela primeira vez, o público assistiu artistas dentro de uma casa vigiada 24 horas por dia, escolhendo quem sairia ou ficaria na competição. O dono do SBT usou o projeto do Big Brother, que foi oferecido a ele. Já que a Endemol não quis aceitar a ideia de confinar celebridades ao invés de anônimos, o animador fez do seu modo e criou a maior crise com a Globo, dona do BBB, que o acusou de plágio. Na final do reality, o SBT marcou média de 47 pontos e picos de 55 contra 18 da rival.
GIPHY App Key not set. Please check settings