A volta de Cabocla (2004) à programação da Globo já tem data para acontecer. A novela estrelada por Vanessa Giacomo substitui Cheias de Charme (2012) na faixa Edição Especial em 26 de agosto.
Os primeiros capítulos do folhetim de Benedito Ruy Barbosa vão dividir a sessão com os momentos finais da trama assinada por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Cheias de Charme, que retorna ao vídeo nesta segunda-feira (12) após a pausa para a exibição das Olímpiadas de Paris, chega ao fim no dia 31.
Cabocla tem a missão de reerguer a audiência do horário. A reprise do momento acumula 10,8 pontos de média parcial. A antecessora Mulheres de Areia (1993) emplacou 12,6 pontos de média geral.
Amor e conflitos
Cabocla acompanha o romance de Zuca, papel que marcou a estreia de Vanessa Giacomo na TV, e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Também a disputa política de Vila da Mata, interior do Espírito Santo, que envolve os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça).
Luís Jerônimo, jovem boêmio acometido por problemas de saúde, busca recuperação na fazenda de Boanerges. É lá que ele se apaixona por Zuca, afilhada do coronel e noiva do peão Tobias (Malvino Salvador) – alvo do interesse da professora Mariquinha (Carolina Kasting), filha de Justino.
Ainda, a paixão de Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves), herdeiros de Justino e Boanerges que encontram apoio em Emerenciana (Patricia Pillar), esposa do último. Neco busca modificar o cenário político da região, entrando em guerra tanto com o pai quanto com o sogro.
Êxito
O enredo de Benedito Ruy Barbosa, baseado no romance homônimo de Ribeiro Couto, ganhou a tela da Globo em 1979, com Gloria Pires no papel-título. A atualização de 2004 coube a Edmara e Edilene Barbosa, filhas de Benedito – esquema similar ao de Renascer, adaptada por Bruno Luperi, neto do autor.
O remake garantiu a terceira melhor média geral das seis na década de 2000: 34,5 pontos, atrás apenas de Alma Gêmea (2005), em reapresentação no Vale a Pena Ver de Novo, e Chocolate com Pimenta (2003), com 38,4 e 35,2 de média, respectivamente.
Em 2008, Cabocla ocupou as tardes, dentro do ‘Vale a Pena’.. O repeteco no Canal Viva se deu em 2019. A íntegra da novela está disponível no Globoplay.
GIPHY App Key not set. Please check settings