Globoplay disponibiliza remake de O Rebu e o que sobrou da 1ª versão

Produções serão resgatadas no streaming em janeiro

Patricia Pillar e Ziembinski nas duas versões de O Rebu (Estevam Avellar - Divulgação / Globo)

O remake de O Rebu (2014) será atualizado pelo Globoplay no próximo dia 22. A trama estrelada por Patricia Pillar integra o projeto Originalidade, que republica conteúdos já disponíveis na plataforma de streaming, resgatando características originais, como padrão de imagem e vinhetas.

Na mesma data, o Globoplay lança o projeto Fragmentos, que contempla novelas perdidas pela Globo ao longo do tempo – em incêndios ou por reaproveitamento e deterioração de mídias. Ao todo, serão 28 títulos que possuem de 2 a 20 capítulos, apenas.

Entre as produções está a primeira versão de O Rebu (1974), protagonizada por Ziembinski.

Confusão em festança

Criada por Bráulio Pedroso para o extinto horário das dez, O Rebu acompanhava uma festa na mansão de Conrad Mahler (Ziembinski), um crime entre os convidados e a consequente investigação. Os 112 capítulos transcorriam em apenas dois dias, o do evento e o seguinte; os acontecimentos não eram narrados em ordem cronológica.

No capítulo 50, o público descobriu que a vítima do homicídio era Sílvia (Bete Mendes), desafeto de Mahler. Foi ele, aliás, o autor do crime: chantageado pela moça, Conrad desferiu uma pancada e causou a queda dela do segundo andar da mansão. Instantes depois, o assassino atirou o corpo da jovem na piscina.

A versão original de O Rebu focalizou – de forma velada por conta da censura do regime militar – a homossexualidade de Conrad Mahler. O anfitrião mantinha um romance com Cauê (Buza Ferraz), apresentado como seu protegido. Cauê também se relacionava com Sílvia.

Reverência e modificações

Na releitura de George Moura e Sergio Goldenberg, o sexo dos principais personagens foi invertido. Ângela (Patricia Pillar), Duda (Sophie Charlotte) e Bruno (Daniel de Oliveira) cumpriram as mesmas funções de Conrad Mahler, Cauê e Sílvia. A relação da “protegida” Duda com Bruno causava o mesmo incômodo em Ângela.

Outros tipos também foram atualizados. Casos do industrial Carlos Braga Vidigal (José Lewgoy / Tony Ramos) e de sua esposa Lídia (Arlete Salles / Bel Kowarick). O mesmo para o ladrão Boneco, rebatizado Alan (Lima Duarte / Jesuíta Barbosa), e a milionária envolvida por ele, Maria Angélica (Yara Cortes / Camila Morgado). Ainda, a viúva Lupe, então Vic Garcez (Tereza Rachel / Vera Holtz).

O remake de O Rebu conta com 36 capítulos. Até o momento, não se sabe quantos episódios do original estão preservados.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Silvio Santos

SBT escala novela mexicana para salvar queridinho de Silvio Santos

The Voice Brasil - Fátima Bernardes

Qual o futuro de Fátima Bernardes na Globo após o fim do The Voice Brasil?