Atenção, fãs de novelas! O Projeto Fragmentos, que irá resgatar tramas incompletas da Globo, já tem data de estreia no Globoplay!
Segundo a jornalista Anna Luiza Santiago, de O Globo, o projeto estará disponível a partir do próximo dia 22. Na ocasião, a plataforma de streaming entrega quatro títulos dos anos 1970 e 1980.
A ideia do Fragmentos é colocar no ar produções que tenham apenas de 2 a 20 capítulos preservados no arquivo da emissora.
O que vem por aí
As quatros novelas selecionadas para o lançamento do Projeto Fragmentos são O Rebu (1974), Estúpido Cupido (1976), Chega Mais (1980) e Coração Alado (1980).
Mesmo com capítulos perdidos – seja por incêndios, fitas que sumiram ou foram reaproveitadas –, elas vão integrar o catálogo do Globoplay, satisfazendo a curiosidade de muitos fãs do gênero.
Ao todo, são 28 tramas de diferentes anos. A partir de fevereiro, o streaming vai disponibilizar uma obra por mês, encerrando o projeto no final de 2025.
Memória viva
Para Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, o importante é recuperar tudo que está no acervo e disponibilizar todos os materiais possíveis no Globoplay.
“Muitos de vocês pediram. Nós temos 28 títulos que estão incompletos. Em alguns casos, temos apenas um capítulo, sete, dez. Não é possível ter um arco completo da história, mas tem uma parte importante da história da telenovela que ainda pode ser contada com valor cultural, valor de acervo, valor da curiosidade e que faz parte da nossa vontade de ver como era uma novela daquela época”, destacou na CCXP23.
Além do Fragmentos, o Globoplay possui outros dois projetos ligados ao acervo da Globo: o Resgate disponibiliza um folhetim do canal a cada 15 dias; o Originalidade atualiza conteúdos já incluídos na plataforma, privilegiando características originais, como padrão de imagem e vinhetas.
GIPHY App Key not set. Please check settings