O roteiro, a direção e o desempenho do elenco são fundamentais para o sucesso de qualquer produção – seja novela, série ou programa. Outros detalhes também são importantes. Caso do figurino, que, além de marcar a personalidade de um personagem e de um apresentador, pode virar moda e impulsionar a repercussão da obra. Que o digam Beth Filipecki e Marília Carneiro, ex-figurinistas da Globo.
As duas profissionais seguiram seus caminhos e hoje emprestam seus talentos para outras plataformas, na TV e no streaming.
Beth responde pelas roupas de Dona Beja, grande aposta da HBO no gênero dramaturgia, com estreia prevista para 2025. Já Marília está à frente do vestuário do Sem Censura, atração da TV Brasil que conta com Cissa Guimarães como apresentadora.
O visual de Beja
Sucesso produzido pela Manchete em 1986, Dona Beja ganha nova versão no streaming, com Grazi Massafera no papel-título. A trama, que se passa no século 19, conta com o trabalho da figurinista Beth Filipecki, que tem a missão de reconstituir o estilo da época e complementar as peças com tendências atuais.
Beth começou na Globo em 1976, como iluminadora, na área de jornalismo. No mesmo ano e na mesma função, emplacou a sua primeira novela, O Casarão, de Lauro César Muniz. Logo, ela aliou o conhecimento sobre iluminação ao estudo dos figurinos, virando assistente de Kalma Murtinho na novela Espelho Mágico (1977).
Já figurinista, Filipecki foi encarregada de roupas e adereços de produções famosas, como Carga Pesada (1979), O Tempo e o Vento (1985), Vida Nova (1988), Renascer (1993), Por Amor (1997), Senhora do Destino (2004), Eterna Magia (2007), Fina Estampa (2011), Lado a Lado (2012) e Orgulho e Paixão (2018).
O último trabalho da profissional na Globo foi na novela Nos Tempos do Imperador, exibida em 2021.
Da dramaturgia para o jornalismo
Outra profissional respeitada no meio artístico é Marília Carneiro, que cuida do figurino do Sem Censura, programa de entrevistas da TV Brasil reeditado recentemente, sob o comando de Cissa Guimarães. Marília é responsável pelas roupas da apresentadora e da equipe da atração.
Como Beth, ela esteve na Globo e participou de grandes sucessos. A estreia da figurinista foi em 1973, na novela Os Ossos do Barão, criando uma verdadeira revolução na forma de vestir os personagens. Essa ousadia a levou a cuidar das principais novelas e séries da Globo.
O Rebu (1974), Gabriela (1975), Pecado Capital (1975), Dancin’ Days (1978), Rainha da Sucata (1990), Mulheres de Areia (1993), Explode Coração (1995), O Clone (2001), Celebridade (2003), Páginas da Vida (2006), Caras e Bocas (2009) e Tititi (2010) são algumas das produções com a assinatura de Carneiro nos figurinos.
Seu último trabalho na emissora foi no remake de Guerra dos Sexos, em 2012.
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