Globo e Globoplay celebram Dia da Consciência Negra com especiais

Falas Negras e Resistência Negra estreiam nesta segunda-feira (20)

Neusa Borges como Benê em Histórias (Im)Possíveis - Falas Negras (Manoella Mello / Globo)

Nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Globo e o Globoplay lançam especiais relacionados à data. A TV aberta encerra a antologia Histórias (Im)Possíveis com Falas Negras, estrelado pela atriz e roteirista Grace Passô. A plataforma de streaming disponibiliza Resistência Negra, série original conduzida por Djonga, Larissa Luz e Lua Miranda.

Falas Negras na Globo

Falas Negras - Grace Passô
Grace Passô como Janaína em Histórias (Im)Possíveis – Falas Negras (Manoella Mello / Globo)

O episódio Levante, de Falas Negras, debate os estereótipos criados por personagens negros no audiovisual. Grace Passô, uma das criadoras de Histórias (Im)Possíveis, interpreta Janaína, roteirista negra envolvida em um novo projeto. O encontro dela com a equipe de autores, todos brancos, acontece em uma fazenda no interior, herança da época colonial da família do chefe da produção.

A presença de Janaína no local causa estranhamento entre os colegas de equipe. Mais estranhas ainda são as reações dos funcionários da fazenda, como Benê (Neusa Borges) e Justino (Leandro Firmino). A trama caminha para um desfecho surpreendente quando Pedro (Guilherme Fontes), líder da sala de roteiro, desaparece sem explicações.

Com direção artística de Luisa Lima, Falas Negras reúne também Dandara Abreu, Julia Stockler, Kelner Macêdo e Rodrigo Garcia.

Resistência Negra no Globoplay

Resistência Negra - Djonga, Ivanir dos Santos, Larissa Luz, Lua Miranda
Larissa Luz, Lua Miranda, Ivanir dos Santos e Djonga em Resistência Negra (João Miguel Júnior / Globo)

Grace Passô também está envolvida com Resistência Negra. Ela divide a autoria da série documental com Mariana Jaspe e Paulo Lins; a direção geral é de Mayara Aguiar e a pesquisa coube a Jaqueline Neves. Os cinco episódios, apresentados por Djonga, Larissa Luz e Lua Miranda, discutem temas como aquilombamento, trabalho, política, cultura, religião e educação, sob o olhar do povo preto.

A produção é ambientada num barracão de escola de samba construído nos Estúdios Globo. Música, arte e dança dividem espaço com a trajetória de personalidades, algumas narradas em primeira pessoa – como a da escritora Conceição Evaristo e a do professor doutor babalaô Ivanir dos Santos, idealizador da obra.

Os cinco episódios temáticos de Resistência Negra serão disponibilizados semanalmente.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Roberto Carlos Especial 2022

Muito além de Roberto Carlos! Musicais dominam fim de ano na Globo

A Infância de Romeu e Julieta - Vittória Seixas

SBT toma decisão envolvendo segundo horário de novelas